domingo, 27 de maio de 2012

Avaliação de Interpretação Textual


MODELO DE AVALIAÇÃO PARA TURMAS DO FUNDAMENTAL 6º AO 9º ANO.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

Leia o texto a seguir, para responder às questões de 1, 2 , 3, 4, 5, 6 e 7.

A dor de crescer

Período de passagem, tempo de agitação e turbulências. Um fenômeno psicológico e social, que terá diferentes particularidades de acordo com o ambiente social e cultural. Do latim ad, que quer dizer para, e olescer, que significa crescer, mas também adoecer, enfermar. Todas essas definições, por mais verdadeiras que sejam, foram formuladas por adultos.
"Adolescer dói" - dizem as psicanalistas [Margarete, Ana Maria e Yeda] – "porque é um período de grandes transformações. Há um sofrimento emocional com as mudanças biológicas e mentais que ocorrem nessa fase. É a morte da criança para o nascimento do adulto. Portanto, trata-se de uma passagem de perdas e ganhos e isso nem sempre é entendido pelos adultos."
Margarete, Ana Maria e Yeda decidiram criar o "Ponto de Referência" exatamente para isso. Para facilitar a vida tanto dos adolescentes quanto das pessoas que os rodeiam, como pais e professores. "Estamos tentando resgatar o sentido da palavra diálogo" – enfatiza Yeda – "quando os dois falam, os dois ouvem sempre concordando um com o outro, nem sempre acatando. Nosso objetivo maior talvez seja o resgate da interlocução, com direito, inclusive, a interrupções."
Frutos de uma educação autoritária, os pais de hoje se queixam de estar vivendo a tão alardeada ditadura dos filhos. Contrapondo o autoritarismo, muitos enveredaram pelo caminho da liberdade generalizada e essa tem sido a grande dúvida dos pais que procuram o "Ponto de Referência": proibir ou permitir? "O que propomos aqui" - afirma Margarete -"é a consciência da liberdade. Nem o vale-tudo e nem a proibição total. Tivemos acesso a centros semelhantes ao nosso na Espanha e em Portugal, onde o setor público funciona bem e dá muito apoio a esse tipo de trabalho porque já descobriram a importância de uma adolescência vivida com um mínimo de equilíbrio. Já que o processo de passagem é inevitável, que ele seja feito com menos dor para todos os envolvidos".
MIRTES Helena. Estado de Minas, 16 jun. 1996. MEC. In: WWW.mec.gov.br

1.      No texto, o argumento que comprova a idéia de ser a adolescência um período de passagem é
(A) Adolescentes sofrem mudanças biológicas e mentais.
(B) Filhos devem ter consciência do significado de liberdade.
(C) Pais reclamam da ditadura de seus filhos.
(D) Psicólogos tentam recuperar o valor do diálogo.
(Questão do Simulado Prova Brasil/ MEC. In: WWW.mec.gov.br)

2.      De acordo com as psicanalistas Margarete, Ana Maria e Yeda, “adolescer dói”, porque, nessa fase, os adolescentes

a.       não se acostumam com a vigilância dos pais.
b.      sofrem muito emocionalmente.
c.       precisam  aprender a entender  os adultos.
d.      não conseguem ouvir o que os adultos dizem.

3.      Considerando o processo de “adolescer”, as psicanalistas criaram o “ponto de referência” para

a.       resgatar o sentido da palavra diálogo apenas entre pais e filhos.
b.      ensinar todas as pessoas a conviverem harmoniosamente com os adolescentes.
c.       facilitar a vida dos adolescentes com seus  pais e professores.
d.      ajudar os professores a entenderem como vão se comportar as crianças que ainda vão ser adolescentes.

4.      De acordo com as psicanalistas, os pais que procuram um “ponto de referência” desejam que seus filhos adolescentes

a.       sejam totalmente livres, desde que assumam sozinhos as consequências  dessa “liberdade”.
b.      concordem com todas as regras  estabelecidas para essa fase da vida.
c.       passem pela fase da adolescência com menos dor e  com um mínimo de equilíbrio.
d.      compreendam que os pais sejam autoritários, ao enfrentarem os problemas da adolescência dos filhos.

5.      No texto, a palavra “adolescência”, além do significado “crescer”, significa também

(A)   acatar.                       (B) dialogar.               (C)  parar.                   (D)  adoecer.

6.      O termo destacado em “ quando os dois falam, os dois ouvem sempre concordando um com o outro, nem sempre acatando.” apresenta uma ideia de

(A)   consequência.                       (B) condição.              (C)  finalidade.                       (D)  tempo.

7.      Em “Há um sofrimento emocional com as mudanças biológicas e mentais que ocorrem nessa fase.”, o termo em destaque retoma a palavra

(A)  sofrimento.                     (B) fase.                      (C) mudanças.                                    (D)  emocional.



Leia o texto a seguir e responda às questões 8, 9 e 10.



8.      O texto lido é uma

(A) peça de teatro que faz as pessoas ficarem alegres.
(B) notícia sobre a peça que Calvin vai representar.
(C) uma propaganda de uma peça de teatro escolar.
(D) uma tirinha que apresenta um final engraçado.

9.      Na visão do personagem Calvin, peças dramáticas sempre fazem com que as pessoas

(A)   gritem muito.            (B) chorem muito.      (C)  falem muito.        (D) discutam muito.

10.  O título “Nutrição e os quatro grupos alimentares” permite ao leitor inferir que a peça que Calvin vai representar é

a)  engraçada, porque as pessoas poderão rir muito, em todos os atos.
b) dramática, porque as pessoas irão chorar muito, até o segundo ato.
c)  informativa, porque  as pessoas vão aprender a se alimentar de forma adequada. 
d) cansativa, porque os personagens vão, apenas, apresentar  alimentos, como por exemplo, a cebola.

GABARITO

1. D ; 2. B ; 3. C ; 4. C ; 5. D ; 6. D ; 7. C ; 8. D ; 9. B ; 10. B.

2 comentários:

  1. Não estou concordando com o gabarito da questão 10, penso que seja letra C. Pois estamos analisando o título da peça apenas.
    Mas adorei o seu blog.

    ResponderExcluir