Pular para o conteúdo principal

Adjetivo


Adjetivo

Resultado de imagem para Pintura de Norman Rockwell. Menina de olho roxo (1953).

Pintura de Norman Rockwell. Menina de olho roxo (1953).

A pintura acima nos ajuda a dar características aos substantivos.
Ex.: MENINA – DESARRUMADA
OLHOS – ROXOS
ROSTO – FELIZ


O posicionamento do adjetivo.
Dê o significado dos adjetivos nos pares de expressões a seguir:
A) bravo garoto / garoto bravo
B) alto funcionário / funcionário alto
C) simples exercício / exercício simples
D) pobre gente / gente pobre
E) grande homem / homem grande

Plural dos adjetivos compostos
Se o adjetivo composto é formado por adjetivos, somente o último elemento varia:
Ex.: poltrona azul-escura à poltronas azul-escuras
Ex.: casal ítalo-brasileiro à casais ítalo-brasileiros
Exceções: azul-marinho; azul-celeste; surdos-mudos.
Se o adjetivo composto é formado por adjetivo e substantivo e refere-se a cores, permanece invariável:
Ex.: tapete cinza-chumbo à tapetes cinza-chumbo
Ex.: colcha amarelo-ouro à colchas amarelo-ouro

Empregue corretamente o plural dos adjetivos compostos abaixo e explique o uso de cada um deles.
¢  Saias azul-clar___
¢  Problemas sóci__-polpitic__-econômic__
¢  Relações lus__-brasileir__
¢  Escolas médic__-cirúgic__
¢  Bandeiras rosa-choqu__

Valores semânticos no grau dos adjetivos.
¢  Leia esta frase:
¢  Neste bimestre, o jornalzinho que minha turma  fez está muito legal, mas o da outra turma não passa de um jornaleco.
¢  Qual foi a intenção do locutor ao usar diferentes diminutivos para se referir aos jornais produzidos pelas diferentes turmas?

Entre as frases a seguir, há apenas uma em que o diminutivo não dá uma ideia de afetividade. Qual é ela?
A) amorzinho, vem no colinho da mamãe, vem!
B) Não sei, maninha, como vou fazer para convencer o nosso pai.
C) Ora, ora! Não chore! Você sempre será meu queridinho.
D) que sujeitinho à-toa! Não passa de um reportezinho


Cartum de Caulos.
 
¢  Exlplique a relação que há entre cada um dos seis primeiros quadros e a palavra que o acompanha.
¢  O sétimo quadro apresenta um olho e uma venda. Que tipo de venda é essa? A que provérbio esse quadro faz referência?
¢  Por que o adjetivo tem tanto destaque na construção desse cartum?



Gabarito


O posicionamento do adjetivo
a)      BRAVO GAROTO – expressão exclamativa, com o mesmo valor de “viva”; GAROTO BRAVO – o garoto está com raiva de algo/alguém.
b)      ALTO FUNCIONÁRIO – o funcionário tem um cargo muito importante na empresa; FUNCIONÁRIO ALTO – significa que o funcionário tem uma estatura alta.
c)       SIMPLES EXERCÍCIO – o exercício é visto como algo fácil de ser feito, sentido pejorativo, vejo como uma visão particular de quem fala. Ex.: Isso não passa de um simples exercício; EXERCÍCIO SIMPLES – o exercício é de fácil execução para todos.
d)      POBRE GENTE – sentido de que as pessoas são coitadas, piedosas; GENTE POBRE – sentido de situação financeira desfavorável.
e)      GRANDE HOMEM – pessoa muito bem vista por outros; HOMEM GRANDE -  pessoa de grande porte, peso.

Plural dos adjetivos composto
a)      Saias azul-claras
b)      Problemas sócio-político-econômicos
c)       Relações luso-brasileiras
d)      Escolas médico-cirurgicas
e)      Bandeiras rosa-choque

Valores semânticos no grau dos adjetivos
Jornalzinho – intenção de valorizar o jornal da turma.
Jornaleco – intenção de menosprezar o jornal da outra turma.

Entre as frases a seguir, há apenas uma em que o diminutivo não dá uma ideia de afetividade. Qual é ela? LETRA D.

Cartum de Caulos
a)      Radical – aquele que vê as coisas de modo deferente do comum;
b)      Desconfiado – aquele que fica sempre com um olho aberto;
c)       Negligente – aquele que prefere fechar os olhos diante das coisas, ou não ver direito o que está acontecendo;
d)      Alienado – o que não quer ou não consegue ver a realidade como ela é;
e)      Falso – um dos olhos é de vidro; por isso, é falso;
f)       Arruinado – o que não vê mais nada, o que está completamente cego.

·         Uma venda de cego. Provérbio: “em terra de cego, quem tem um olho é rei”.

·         Porque o cartum caracteriza alguns tipos humanos a partir do cruzamento de imagens com certas características de pessoas, e atribuir características é papel dos adjetivos.

Comentários

  1. Oi, Eny. Boa iniciativa! Seria interessante vc disponibilizar o gabarito também. Isso pode ajudar a quem trabalha com o assunto.

    ResponderExcluir
  2. o do caulos eh do livro "gramatica" do william roberto cereja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade. Muitas atividades eu tiro dos livros didáticos. Com a experiência eu tenho adaptado muitas atividades. Obrigada

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Relato Pessoal: produção textual

Relato Pessoal: uma proposta em sala de aula

Texto 1: O coração roubado, de Marcos Rey

Eu cursava o último ano do primário e como já estava com o diplominha garantido, meu pai me deu um presente muito cobiçado: O coração, famoso livro do escritor italiano Edmondo de Amicis, best-seller mundial do gênero infanto-juvenil. Na página de abertura lá estava a dedicatória do velho, com sua inconfundível letra esparramada. Como todos os garotos da época, apaixonei-me por aquela obra-prima e tanto que a levava ao grupo escolar da Barra Funda para reler trechos no recreio.         Justamente no último dia de aula, o das despedidas, depois da festinha de formatura, voltei para a classe a fim de reunir meus cadernos e objetos escolares, antes do adeus. Mas onde estava O coração? Onde? Desaparecera. Tremendo choque. Algum colega na certa o furtara. Não teria coragem de parecer em casa sem ele. Ia informar à diretora quando, passando pelas carteiras, vi a lombada do livro, bem escondido sob uma pasta…

Avaliação de Interpretação Textual

Relato Pessoal