ARTIGO E NUMERAL


ARTIGO



“Muito mais que um cartão-postal, a Estação Ciência é um espaço voltado para o bem comum e para o desenvolvimento da educação. O espaço é amplamente utilizado para a realização de reuniões, exposições apresentações artísticas, entre outras atividades ligadas à ciência e à cultura.” Disponível em: www.bomguia.com.br

Qual a diferença de sentido entre

Um espaço                 o espaço

Resposta: ‘um espaço’ pode ser representado como sendo um espaço qualquer na cidade, enquanto que ‘o espaço’ especifica e/ou determina que somente aquele espaço oferece as vantagens ligadas à ciência e à cultura.

Artigo ou Numeral?

1.     Em certos contextos, a palavra um é numeral; em outros, é artigo indefinido. No 3º quadrinho, a palavra um é artigo ou numeral? Por quê?
2.    E no 2º quadrinho? Justifique sua resposta

Respostas: 1. A palavra ‘um’ é numeral do 3º quadrinho porque especifica a quantidade de caramelo que o personagem está oferecendo à Susanita; 2. No 2º quadrinho trata-se de artigo indefido, por o garoto pede para Susanita pegar qualquer caramelo.

Substantivação das palavras

Compare os elementos destacados nas frases a seguir:
“Proteja o verde.” e “Contemple o verde mar.”

A que classe gramatical pertence a palavra verde em cada frase? Por quê?

Resposta: No primeiro caso, ‘verde’ é substantivo porque vem precedido de artigo, e a função do artigo é, também, substantivar palavras. No segundo caso, ‘verde’ é adjetivo, porque ‘mar’ é substantivo.



Numeral


No enunciado principal, há um jogo de oposições entre as palavras um e único, de um lado, e a palavra dois, de outro. Considerando todo o contexto, responda: um é artigo ou numeral? Justifique.

Resposta: De acordo com o contexto a palavra ‘um’ é artigo indefinido porque é apenas um, dentre várias opções no mercado, que oferece a vantagem de ser Platinum. E dois é numeral cardinal porque especifica quantidade de cartões do banco.

Nos trechos “O primeiro banco”, “no Brasil” e “o único que oferece dois”, explique por que o emprego do artigo definido o é obrigatório.

Resposta: É obrigatório o uso do artigo definido para especificar e/ou determinar os elementos que o precede.

Explique por que interessa ao anunciante o emprego do numeral ordinal no contexto em que foi empregado?

Resposta: O numeral ordinal ‘primeiro’ tem a função de persuadir o leitor de que aquele banco, dentre outros, foi o primeiro a oferecer as vantagens do cartão.

O numeral dois acompanha um substantivo que ficou implícito. Qual é esse substantivo? Que efeito de sentido o procedimento de deixá-lo subentendido confere ao texto?

Resposta: A eliminação da palavra “cartões” não precisa ser expressa de modo verbal porque há os ícones dos dois cartões disponíveis para o cliente. O efeito de sentido que gera no leitor é de visualizar seu futuro cartão.

Poema de Sérgio Capparelli e Ana Claudia Gruszynski:

“Carolina, você não é mais uma menina”
“com os meus olhos morrendo à míngua.”
“para passear assim, distraída, no meu coração.”
o jacarandá florido, ali na praça”

1.     O artigo uma se refere a uma menina em particular ou a uma menina qualquer entre muitas?
2.    E os artigos os e o: eles se referem a olhos e coração de alguém em particular ou olhos e coração de qualquer pessoa?
3.    O artigo que precede jacarandá dá a entender que é conhecido pelo eu lírico e por Carolina, ou que ele é um jacarandá qualquer entre muitos?

Respostas:1. Refere-se a uma menina qualquer; 2. Trata-se dos olhos e coração do eu lírico no poema; 3. O jacarandá é conhecido do eu lírico e de Carolina também.

“Carolina, você não é mais uma menina”. Considere as ideias gerais do poema e esse emprego do artigo uma, identifique o item correto.
A) o artigo indefinido uma atribui um sentido vago e indefinido à palavra menina, o que coincide com os sentimentos do eu lírico por Carolina, já que ele não sabe o que sente por ela.
B) O artigo indefinido uma dá a entender que Carolina não é mais uma menina e que, para o eu lírico, ela não é mais uma pessoa qualquer, passou a ter um significado especial para ele.
C) o artigo indefinido uma generaliza o substantivo menina, isto é, Carolina representa todas as meninas que passam da infância para a adolescência e da adolescência para a fase adulta.

Resposta: Letra B

Comentários