MODELO DE AVALIAÇÃO PARA TURMAS DO FUNDAMENTAL 6º AO 9º ANO.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
Leia o texto a seguir, para responder às questões de 1, 2 , 3, 4,
5, 6 e 7.
A dor de crescer
Período de
passagem, tempo de agitação e
turbulências. Um fenômeno psicológico e social, que terá diferentes
particularidades de acordo com o ambiente social e cultural. Do latim ad, que
quer dizer para, e olescer, que significa crescer, mas também adoecer,
enfermar. Todas essas definições, por mais verdadeiras que sejam, foram
formuladas por adultos.
"Adolescer
dói" - dizem as psicanalistas [Margarete, Ana Maria e Yeda] – "porque
é um período de grandes transformações. Há um sofrimento emocional com as
mudanças biológicas e mentais que ocorrem nessa fase. É a morte da criança para
o nascimento do adulto. Portanto, trata-se de uma passagem de perdas e ganhos e
isso nem sempre é entendido pelos adultos."
Margarete, Ana
Maria e Yeda decidiram criar o "Ponto de Referência" exatamente para
isso. Para facilitar a vida tanto dos adolescentes quanto das pessoas que os
rodeiam, como pais e professores. "Estamos tentando resgatar o sentido da
palavra diálogo" – enfatiza Yeda – "quando os dois falam, os dois
ouvem sempre concordando um com o outro, nem sempre acatando. Nosso objetivo
maior talvez seja o resgate da interlocução, com direito, inclusive, a
interrupções."
Frutos de uma
educação autoritária, os pais de hoje se queixam de estar vivendo a tão
alardeada ditadura dos filhos. Contrapondo o autoritarismo, muitos enveredaram
pelo caminho da liberdade generalizada e essa tem sido a grande dúvida dos pais
que procuram o "Ponto de Referência": proibir ou permitir? "O
que propomos aqui" - afirma Margarete -"é a consciência da liberdade.
Nem o vale-tudo e nem a proibição total. Tivemos acesso a centros semelhantes
ao nosso na Espanha e em Portugal, onde o setor público funciona bem e dá muito
apoio a esse tipo de trabalho porque já descobriram a importância de uma adolescência
vivida com um mínimo de equilíbrio. Já que o processo de passagem é inevitável,
que ele seja feito com menos dor para todos os envolvidos".
MIRTES Helena.
Estado de Minas, 16 jun. 1996. MEC. In:
WWW.mec.gov.br
1.
No
texto, o argumento que comprova a ideia de ser a adolescência um período de
passagem é
(A) Adolescentes sofrem mudanças
biológicas e mentais.
(B) Filhos devem ter consciência do
significado de liberdade.
(C) Pais reclamam da ditadura de
seus filhos.
(D) Psicólogos tentam recuperar o
valor do diálogo.
(Questão do
Simulado Prova Brasil/ MEC. In:
WWW.mec.gov.br)
2. De acordo com as
psicanalistas Margarete, Ana Maria e Yeda, “adolescer dói”, porque, nessa fase,
os adolescentes
a. não se acostumam
com a vigilância dos pais.
b. sofrem muito
emocionalmente.
c. precisam aprender a entender os adultos.
d. não conseguem
ouvir o que os adultos dizem.
3. Considerando o
processo de “adolescer”, as psicanalistas criaram o “ponto de referência” para
a. resgatar o
sentido da palavra diálogo apenas entre pais e filhos.
b. ensinar todas as
pessoas a conviverem harmoniosamente com os adolescentes.
c. facilitar a vida
dos adolescentes com seus pais e
professores.
d. ajudar os
professores a entenderem como vão se comportar as crianças que ainda vão ser
adolescentes.
4. De acordo com as
psicanalistas, os pais que procuram um “ponto de referência” desejam que seus
filhos adolescentes
a. sejam totalmente
livres, desde que assumam sozinhos as consequências dessa “liberdade”.
b. concordem com
todas as regras estabelecidas para essa
fase da vida.
c. passem pela fase
da adolescência com menos dor e com um
mínimo de equilíbrio.
d. compreendam que
os pais sejam autoritários, ao enfrentarem os problemas da adolescência dos
filhos.
5. No texto, a
palavra “adolescência”, além do significado “crescer”, significa também
(A) acatar. (B)
dialogar. (C) parar. (D) adoecer.
6. O termo
destacado em “ quando os dois falam,
os dois ouvem sempre concordando um com o outro, nem sempre acatando.”
apresenta uma ideia de
(A) consequência. (B)
condição. (C) finalidade. (D) tempo.
7.
Em
“Há um sofrimento emocional com as
mudanças biológicas e mentais que ocorrem nessa fase.”, o termo em
destaque retoma a palavra
(A) sofrimento. (B)
fase. (C) mudanças. (D) emocional.
Leia
o texto a seguir e responda às questões 8, 9 e 10.
8. O texto lido é
uma
(A)
peça de teatro que faz as pessoas ficarem alegres.
(B)
notícia sobre a peça que Calvin vai representar.
(C)
uma propaganda de uma peça de teatro escolar.
(D)
uma tirinha que apresenta um final engraçado.
9. Na visão do
personagem Calvin, peças dramáticas sempre fazem com que as pessoas
(A) gritem muito. (B)
chorem muito. (C) falem muito. (D)
discutam muito.
10. O título “Nutrição
e os quatro grupos alimentares” permite ao leitor inferir que a peça que Calvin
vai representar é
a) engraçada, porque as pessoas poderão rir
muito, em todos os atos.
b)
dramática, porque as pessoas irão chorar muito, até o segundo ato.
c) informativa, porque as pessoas vão aprender a se alimentar de
forma adequada.
d)
cansativa, porque os personagens vão, apenas, apresentar alimentos, como por exemplo, a cebola.
GABARITO
1. A ; 2. B ; 3. C ; 4. C ; 5. D ; 6. D ; 7. C ; 8. D ; 9. B ; 10. C.
Comentários
Postar um comentário