História em Quadrinhos

 Produção de aulas remotas em tempos de quarentena. As atividades postadas foram adaptadas à minha realidade em sala de aula, com turmas de 6ºs anos em escola pública.


GÊNERO TEXTUAL:
HISTÓRIA EM QUADRINHOS


Nesta aula você vai...

Compreender textos do gênero história em quadrinhos.

Reconhecer as características estruturais do gênero história em quadrinhos


PARA INICIAR


Ø  Você lê os gibis da Turma da Mônica?

 

Ø  Qual é o personagem que você mais gosta? Por quê?


LEITURA DO TEXTO

O trecho a seguir é parte de uma coletânea de HQs que homenageia o quadrinista brasileiro Maurício de Sousa.

Benett. Em: MSP: Maurício de Sousa por 50 artistas: Panini Books, 2009 p. 78.


ESTUDO DO TEXTO

1.     Você reconhece as personagens desse quadrinho? Por que elas estão diferentes?

______________________________________________________________


2.    Sobre a HQ de Benett, responda:

a)    Quem são as personagens que aparecem?

______________________________________________________________

b)    Como as personagens se sentiram sobre sua nova aparência? Por quê?

(    ) sentiram-se felizes com a nova aparência.

(   ) sentiram-se mal com a nova aparência.

(   ) sentiram-se indiferentes com a nova aparência.

 

3.    Uma personagem pode ser identificada por diferentes características. Observe a personagem Cebolinha na versão de Benett e, ao lado, sua versão original, de Maurício de Sousa.



a)    Que características físicas do Cebolinha desenhado por Benett permitem o reconhecimento da personagem? Identifique-as

 

5 fios de cabelo              vestido vermelho                 dentuça                                franja preta

cabelo amarelo             camisa verde                        sujo                                  camisa amarela

avental branco             chapéu de palha                 macacão vermelho             bermuda preta

 

 

b)    O Cebolinha de Benett, em suas atitudes, é parecido com o Cebolinha de Maurício de Sousa?

Identifique as expressões que mostram essas atitudes?

 

forte e briguenta          apetite voraz                   mania de não tomar banho           troca r pelo l

é amigo do Cascão             gosta de goiaba       Rivalidade entre Mônica e Cebolinha

 


4. Observe o Cebolinha na HQ.


a)    Quais partes do corpo concentram a representação das emoções de Cebolinha?

As pernas                 o rosto            o quadril

os braços                 os pés              o cabelo

 

b)    Que diferentes emoções Cebolinha expressa nas imagens acima?

alegria                paixão                         raiva                   tristeza                  medo

frustração               felicidade               decepção               gratidão              esperança

 

 

5.    Agora releia a HQ de Benett.

a)    Assinale as alternativas que podemos identificar na história em quadrinhos.

(   ) O rosto e corpo do Cebolinha são sempre os mesmos.

(   ) Há mudança nas expressões e nos movimentos.

(   ) Há mudanças no cenário.

(   ) O cenário é sempre o mesmo.

(   ) O único personagem é o Cebolinha.

(   ) Aparição de outras personagens.

(   ) Os personagens falam.

(   ) Não há fala dos personagens.

 

b)    Por que cada quadro apresenta uma cena diferente da outra?

 

(   ) Porque cada quadrinho tem um personagem diferente.

(   ) Porque o quadrinista gosta de desenhar muitos cenários

(   ) porque as cenas são diferentes para indicar a progressão da história.

 

6.    Na história que você leu, o autor utiliza o suspense e o humor para prender a atenção do leitor.

 

Cite um exemplo de cena humor no texto: _________________________________

Cite um exemplo de cena de suspense no texto: ___________________________



FIXAÇÃO DO CONTEÚDO

§  Escolha um personagem da turma da Mônica e faça a sua própria ilustração desse personagem.

§  Não precisa ser igual ao original.

§  Não se esqueça de colocar no seu desenho as principais características desse personagem.

§  Ao lado do desenho escreva um parágrafo falando das principais características do personagem.






SUGESTÕES DE...

Conheça o projeto MSP por 50 artistas

MSP 50 ARTISTAS E ORIGEM DA GRAPHIC MSP AQUI .

Conheça o Canal Maurício de Sousa Produções AQUI.

GABARITO

1. Sim, porque foram feitos por outro desenhista.

2. a) Cebolinha, Cascão, Franjinha, Mônica. b) Sentiram-se mal com a nova aparência.

3. a) 5 fios de cabelo / camisa verde / bermuda preta. b) troca R pelo L / é amigo do Cascão / rivalidade entre Mônica e Cebolinha.

4. a) o rosto / os braços. b) raiva / tristeza / medo / frustração / decepção.

5. a) Há mudanças nas expressões e nos movimentos / Há mudanças no cenário / Aparição de outras personagens / Os personagens falam. b) Porque aas cenas são diferentes para indicar a progressão da história.

6) Resposta pessoal.

Comentários