Produção de aulas remotas em tempos de quarentena. As atividades postadas foram adaptadas à minha realidade em sala de aula, com turmas de 6ºs anos em escola pública.
GÊNERO TEXTUAL:HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Nesta
aula você vai...
Compreender
textos do gênero história em quadrinhos.
Reconhecer
as características estruturais do gênero história em quadrinhos
PARA INICIAR
Ø
Você
lê os gibis da Turma da Mônica?
O trecho a seguir é parte de uma coletânea de
HQs que homenageia o quadrinista brasileiro Maurício de Sousa.
Benett. Em: MSP: Maurício de Sousa por 50 artistas:
Panini Books, 2009 p. 78.
ESTUDO DO TEXTO
1.
Você reconhece as personagens desse quadrinho?
Por que elas estão diferentes?
______________________________________________________________
2.
Sobre
a HQ de Benett, responda:
a)
Quem
são as personagens que aparecem?
______________________________________________________________
b)
Como
as personagens se sentiram sobre sua nova aparência? Por quê?
( ) sentiram-se felizes com a nova aparência.
( ) sentiram-se mal com a nova aparência.
( ) sentiram-se indiferentes com a nova
aparência.
3. Uma personagem pode ser identificada por diferentes características. Observe a personagem Cebolinha na versão de Benett e, ao lado, sua versão original, de Maurício de Sousa.
a)
Que
características físicas do Cebolinha desenhado por Benett permitem o
reconhecimento da personagem? Identifique-as
5 fios de cabelo vestido vermelho dentuça franja preta
cabelo amarelo camisa
verde sujo camisa
amarela
avental branco chapéu de palha macacão vermelho bermuda preta
b)
O
Cebolinha de Benett, em suas atitudes, é parecido com o Cebolinha de Maurício
de Sousa?
Identifique as
expressões que mostram essas atitudes?
forte e briguenta apetite voraz mania de não tomar banho troca r pelo l
é amigo do Cascão gosta de goiaba Rivalidade entre Mônica e Cebolinha
4. Observe
o Cebolinha na HQ.
a) Quais partes do corpo concentram a representação das emoções de Cebolinha?
As pernas o rosto o quadril
os braços os pés o cabelo
b) Que diferentes emoções Cebolinha expressa nas imagens acima?
alegria paixão raiva tristeza medo
frustração felicidade decepção gratidão esperança
5.
Agora
releia a HQ de Benett.
a) Assinale as alternativas que podemos identificar na história em quadrinhos.
( ) O rosto e corpo do Cebolinha são sempre os
mesmos.
( ) Há mudança nas expressões e nos
movimentos.
( ) Há mudanças no cenário.
( ) O cenário é sempre o mesmo.
( ) O único personagem é o Cebolinha.
( )
Aparição de outras personagens.
( ) Os personagens falam.
( ) Não há fala dos personagens.
b)
Por
que cada quadro apresenta uma cena diferente da outra?
( )
Porque cada quadrinho tem um personagem diferente.
( )
Porque o quadrinista gosta de desenhar muitos cenários
( ) porque
as cenas são diferentes para indicar a progressão da história.
6.
Na
história que você leu, o autor utiliza o suspense e o humor para prender a
atenção do leitor.
Cite um exemplo de cena humor no texto:
_________________________________
Cite um exemplo de cena de suspense no texto:
___________________________
FIXAÇÃO DO CONTEÚDO
§
Escolha
um personagem da turma da Mônica e faça a sua própria ilustração desse
personagem.
§
Não
precisa ser igual ao original.
§
Não
se esqueça de colocar no seu desenho as principais características desse
personagem.
§
Ao
lado do desenho escreva um parágrafo falando das principais características do
personagem.
SUGESTÕES DE...
Conheça o projeto MSP por 50 artistas
MSP 50 ARTISTAS E ORIGEM DA GRAPHIC MSP AQUI .
Conheça o Canal Maurício de Sousa Produções AQUI.
GABARITO
1. Sim, porque foram feitos por outro desenhista.
2. a) Cebolinha, Cascão, Franjinha, Mônica. b) Sentiram-se mal com a nova aparência.
3. a) 5 fios de cabelo / camisa verde / bermuda preta. b) troca R pelo L / é amigo do Cascão / rivalidade entre Mônica e Cebolinha.
4. a) o rosto / os braços. b) raiva / tristeza / medo / frustração / decepção.
5. a) Há mudanças nas expressões e nos movimentos / Há mudanças no cenário / Aparição de outras personagens / Os personagens falam. b) Porque aas cenas são diferentes para indicar a progressão da história.
6) Resposta pessoal.
Comentários
Postar um comentário