Pular para o conteúdo principal

Descrição de personagens




Um dia em sala de aula

Magricela como a Olivia Palito, mulher do Popeye, parecia um galho seco dentro do vestido escuro. Era antipática e ranzinza. Usava óculos de lentes grossas: não enxergava direito, vivia confundindo um aluno com outro.
A aula de religião não contava ponto nem influía na nossa média, mas a diretora nos obrigava a freqüentar.
Um dia apareceu uma barata na sala de aula. Descobrimos então que dona Risoleta tinha verdadeiro horror de baratas: soltou um grito, apontou a bichinha com o dedo tremulo e subiu na cadeira, pedindo que matássemos. Era uma barata grande, daquelas cascudas. [...]
Fernando Sabino

1.      De acordo com to texto responda:

a)      Quais são as características físicas da personagem?
b)      Quais são as características da personalidade dela?

2.) Assinale a alternativa correta. A forma como a barata foi descrita pelo narrador (“Era uma barata grande, daquelas cascudas.”) serviu para:

a)      Mostrar com um certo exagero a aparência da barata.
b)      Mostrar com mais detalhes a aparência física da barata.
c)      Mostrar que aquela era uma barata como outra qualquer.
d)      Mostrar como aquela era uma barata rara, difícil de ser encontrada.

2.      Para descrever uma pessoa, um bom recurso é compará-la com uma personagem famosa. Veja o raciocínio que o autor seguiu para descrever dona Risoleta. Faça o mesmo com os aoutros:

Dona Risoleta é magricela.  +  Olívia Palito é magricela. = Dona Risoleta é magricela como a Olívia Palito.

a)      Lurdinha + Mônica = __________________________________________________________
b)      Dênis + Pinóquio = ____________________________________________________________
c)      Carlão + Hulk = _____________________________________________________________
d)      Patrícia + Barbie = ____________________________________________________________
e)      Matheus + Garfield = _________________________________________________________

3.      Outro recurso é comparar o personagem com objetos e seres comuns, que todo mundo conhece.

O sargento: mal-humorado/rancoroso + Pit bull = Mal-humorado e rancoroso, o sargento pareceia um pit bull.

a)      Marina: esbelta/ graciosa + um modelo = ________________________________________
b)      Silvinha: enfeitada/ chamativa + árvore de natal = _____________________________________
c)      Arthur: tenso/ obediente + robô = ________________________________________________

4.      Complete o esquema a seguir, para montar a descrição de uma destas personagens:

a)      Um vendedor de pipoca;
b)      Um motorista de ônibus;
c)      Um jogador de futebol.

 
Este é _______________________________________. (ESCREVA O NOME DE SUA PERSONAGEM)

Eu e meus amigos gostamos muito dele porque é ________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
(APRESENTE AS CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS. COMPARE COM ALGUMA PERSONAGEM FAMOSA)

Só para ter uma idia, semana passada ele _____________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
____________________________________________________________ (CONTE ALGUM FATO QUE SIRVA PARACOMPROVAR ESSAS CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS)________
______________________, é assim que eu e meus amigos o chamamos. (COLOQUE O APELIDO DE SUA PERSONAGEM)
  
Também é muito conhecido por vestir-se de uma forma muito especial: _______________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________

E só para terminar e mostrar como ele é marcante, _____________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
(COLOQUE DUAS OU TRÊS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS QUE SE DESTAQUEM EM SUA PERSONAGEM. COMPARE COM QALGUM SER/OBJETO QUE TODO MUNDO CONHECE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato Pessoal: produção textual

Relato Pessoal: uma proposta em sala de aula

Texto 1: O coração roubado, de Marcos Rey

Eu cursava o último ano do primário e como já estava com o diplominha garantido, meu pai me deu um presente muito cobiçado: O coração, famoso livro do escritor italiano Edmondo de Amicis, best-seller mundial do gênero infanto-juvenil. Na página de abertura lá estava a dedicatória do velho, com sua inconfundível letra esparramada. Como todos os garotos da época, apaixonei-me por aquela obra-prima e tanto que a levava ao grupo escolar da Barra Funda para reler trechos no recreio.         Justamente no último dia de aula, o das despedidas, depois da festinha de formatura, voltei para a classe a fim de reunir meus cadernos e objetos escolares, antes do adeus. Mas onde estava O coração? Onde? Desaparecera. Tremendo choque. Algum colega na certa o furtara. Não teria coragem de parecer em casa sem ele. Ia informar à diretora quando, passando pelas carteiras, vi a lombada do livro, bem escondido sob uma pasta…

Avaliação de Interpretação Textual

Relato Pessoal