PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PARA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
(PUC-RS) Texto para as questões 1 e 2:
INSTRUÇÃO: Responder às questões 01 e 02
com base nas afirmativas sobre o texto.
01..
I. A tira de Quino constitui uma
narrativa porque é marcada pela presença de um narrador.
II. Entre o segundo e o terceiro
quadrinho há uma relação de causa – consequência.
III. A ação se desenvolve a partir do
confronto entre os pontos de vista das personagens.
IV. Há uma transformação que se opera no
interior da personagem principal.
Pela análise das afirmativas, conclui-se
que estão corretas apenas
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
02..
I. Não obstante a diferença na
pontuação, todas as frases proferidas pelas personagens têm valor exclamativo.
II. No primeiro quadrinho, o verbo
“chegar” está empregado no sentido de “ter início” e não exige complemento.
III. No segundo quadrinho, o verbo
“chegar” significa “atingir” e exige um complemento introduzido por preposição.
IV. O processo que distingue “chegar a
primavera” de “chegar à primavera” equivale ao verificado em “chegar o fim” e
“chegar ao fim”.
Pela análise das afirmativas, conclui-se
que estão corretas
A) I e II, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.
(IFCE) Questões 03 e 04
A EFICÁCIA DAS PALAVRAS CERTAS
A história abaixo é conhecida entre os publicitários
e ilustra o poder persuasivo das palavras certas.
Havia um cego sentado numa calçada em Paris.
A seus pés, um boné e um cartaz em madeira escrito com giz branco que gritava:
“Por favor, ajude-me. Sou cego.” Um publicitário da área de criação, que
passava em frente a ele, parou e viu umas poucas moedas no boné. Sem pedir
licença, pegou o cartaz e com o giz escreveu outra mensagem. Colocou o pedaço
de madeira aos pés do cego e foi embora.
Ao cair da tarde, o publicitário
voltou a passar em frente ao cego que pedia esmola. Seu boné, agora, estava
cheio de notas e moedas. O cego reconheceu as pisadas do publicitário e
perguntou se havia sido ele quem reescrevera o cartaz, sobretudo querendo saber
o que ele havia escrito.
O publicitário respondeu: “Nada que
não esteja de acordo com a ideia original, mas com outras palavras.” E,
sorrindo, continuou o seu caminho. O cego nunca soube o que estava escrito, mas
seu novo cartaz dizia: “Hoje é primavera em Paris e eu não posso vê-la.”
Disponível em:
<http://www.portaldapropaganda.com/marketing/meu_conceito/2004/07/0001>.
Acesso em 14 maio 2007.
03. O objetivo central do texto é
mostrar que
A) a vida dos mendigos em Paris é muito
difícil.
B) os publicitários geralmente são
pessoas generosas.
C) os cegos são pessoas muito
solitárias.
D) o uso de palavras adequadas faz as
pessoas se comoverem e ajudarem os mais necessitados.
E) a primavera na França é a estação
mais bela do ano
04. “Nada
que não esteja de acordo com a ideia original,
mas com outras palavras.” A palavra destacada pode ser substituída, sem
causar prejuízo para o entendimento do texto, por
A) inicial.
B) nova.
C) secundária.
D) especial.
E) magnífica
5.
A respeito da palavra que, um aluno fez as
seguintes afirmações:
I.
É uma palavra de duas sílabas, porque tem duas vogais.
II.
O u
é uma semivogal.
III.
Trata-se de uma palavra cuja base é a vogal u.
IV.
O u
não é fonema, pois não é pronunciado; ele é apenas uma das duas letras que
formam o dígrafo qu.
V.
Trata-se de uma palavra formada por três letras e dois fonemas.
Qual(is)
dessas afirmações o aluno acertou?
a)
IV
b)
IV
e V
c)
I
d)
II
e III
e)
III
Considere
a placa de estrada.
SEJA PACIENTE NO TRÂNSITO
PARA NÃO SER PACIENTE NO HOSPITAL
06.
Aponte a classe gramatical da palavra paciente nas duas ocorrências.
a)
Na primeira ocorrência, paciente é substantivo; na
segunda, adjetivo.
b)
Na primeira ocorrência, paciente é advérbio; na
segunda, substantivo.
c)
Na primeira ocorrência, paciente é adjetivo; na
segunda, advérbio.
d)
Na primeira ocorrência, paciente é pronome; na
segunda, advérbio.
e)
Na primeira ocorrência, paciente é adjetivo; na
segunda, substantivo.
O texto a seguir descreve um ambiente
rural castigado por uma terrível seca. Leia-o e responda às questões 7, 8 e 9.
Novamente a cavalo [...], Vicente marchava através
da estrada vermelha e pedregosa, orlada pela galharia negra da caatinga morta.
Os cascos dos animais pareciam tirar fogo dos seixos do caminho. Lagartixas
davam carreirinhas intermitentes por cima das folhas secas no chão que
estalavam como papel queimado.
O
céu, transparente que doía, vibrava, tremendo feito uma gaze repuxada. [...]
Verde,
na monotonia cinzenta da paisagem, só algum juazeiro [...]; mas em geral as
pobres árvores apareciam lamentáveis, mostrando os cotos dos galhos como membros
amputados e a casca toda raspada em grandes zonas brancas.
Rachel de
Queiroz. O quinze. Rio de Janeiro,
José Olympio, 1988.
7. Como você pode observar, o texto faz
uso de uma intensa adjetivação. A alternativa que contém todos os adjetivos do
primeiro parágrafo é
a)
Vermelha,
pedregosa, negra, morta, intermitentes, secas, queimado.
b)
Cavalo,
pedregosa, negra, galharia, intermitentes, queimado.
c)
Estrada,
orlada, galharia, caatinga, cascos, animais.
d)
Vermelha,
negra, morta, animais, seixos, carreirinhas, secas.
e)
Cavalo,
pedregosa, negra, morta, chão, queimado.
8. Assinale os adjetivos que de forma
mais expressiva levam o leitor a imaginar as consequências trágicas da seca
para o ambiente descrito.
a)
Vermelha,
verde, branca.
b)
Intermitente,
transparente, morta.
c)
Pedregosa,
cinzenta, grandes.
d)
Verde,
lamentáveis, grandes.
e)
Negra,
queimada, cinzenta.
9. A posição mais comum do adjetivo é
depois do substantivo. No entanto, há adjetivos que, quando empregados antes do
substantivo, adquirem um significado diferente daquele que geralmente têm.
Logo, qual a função do uso do adjetivo na expressão “pobres árvores”?
a)
O
adjetivo pobre normalmente significa “desprovido de recursos”;
mas, anteposto ao substantivo, também tem o mesmo significado.
b)
O
adjetivo pobre normalmente significa “desprovido de recursos”;
mas, anteposto ao substantivo, significa “coitado, infeliz”
c)
O
adjetivo pobre sempre significará “desprovido de recursos”; mas,
em alguns contextos pode significar “coitado, infeliz” independentemente da
posição dele junto ao substantivo.
d)
O
adjetivo pobre significa “coitado, infeliz”; mas, anteposto ao
substantivo, também tem o significado de “desprovido de recursos”.
e)
O
adjetivo pobre significa “coitado, infeliz” por causa do
envolvimento emocional e imposição da autora com o elemento descritivo.
10. No uso dos pronomes demonstrativos
nas frases abaixo:
I. Quanto custa __________ revista que
está em sua mão?
II. Muita gente pensa que _______
pontinhos vermelhos lá no céu são estrelas; na verdade, são satélites
artificiais.
III. A palavra de que os alunos mais
gostam é _________: férias.
IV. “Nós nos veremos em breve.” Com
___________ frase, o major se despediu.
A alternativa que tem a sequência
correta é
a)
Essa
– aqueles – essa – essa
b)
Esta
– esses – essa - esta
c)
Essa
– aqueles – esta – essa
d)
Esta
– esses – esta – essa
e)
Aquela
– estes – essa – esta
11. (FUVEST-SP) Era para ___ falar ___
ontem, nas não ___ encontrei em parte alguma.
A) mim – consigo – o
B) eu – com ele – lhe
C) mim – consigo – lhe
D) mim – contigo – te
E) eu – com ele – o
12. Em todos os trechos que se seguem a
partícula A foi empregada. Assinale a alternativa em cujo
período se dá a ocorrência do termo em destaque, funcionando morfologicamente
como preposição:
A) Aquele que tem nas mãos uma arma,
limpa-a com uma flanela.
B) Da minha janela os vejo: dois
policiais a cinquenta metros, lá em baixo.
C) E, de novo, com a
flanela...
D) Ele a faz girar
no dedo como naqueles filmes de caubói...
E) Falam talvez da
escala de serviço.
13. Considere as frases abaixo.
I. “Foi como se a gente soubesse que de
repente [...]”
II. “[..] talvez
palavras de um poeta antigo. [..]”
III. Com certeza aquelas
palavras lhe fizeram bem.
IV. Ele estava meio
triste naquela tarde.
A alternativa que expressa,
respectivamente, as circunstâncias adverbiais é
A) temporalidade – temporalidade –
modalidade – negação
B) temporalidade – dúvida – afirmação –
intensidade
C) modalidade – dúvida – modalidade –
temporalidade
D) modalidade – temporalidade –
modalidade – temporalidade
E) temporalidade – dúvida – afirmação –
dúvida
14. (CESMAC-AL) As
manhãs da primavera são as mais
agradáveis aos poetas.
A) preposição,
artigo, pronome e artigo
B) pronome,
artigo, preposição e artigo
C) artigo,
preposição, artigo e pronome
D) artigo,
artigo, pronome e preposição
15. (IFRJ) Marque a alternativa na qual
o vocábulo
destacado retoma um termo anteriormente expresso.
a)
[...]
o usufruto de direitos que lhe permitem participar
da vida política e social da comunidade [...].
b)
A
justiça é a maneira de se reconhecer que todos são iguais perante
a lei [...].
c)
Esse
ideal passou a ser proclamado de uma forma tão ampla e difusa que
parece ter se transformado num princípio ético-político [...].
d)
É
claro que tanto a responsabilidade educativa da mídia [...]
GABARITO
1. E ; 2. E ; 3. D ; 4. A ; 5. B ; 6. E ; 7. A ; 8. E ; 9. B; 10. C ; 11. E ; 12. B ; 13. B; 14. D ; 15. A.
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