Pular para o conteúdo principal

O método K W L: erro ortográfico, linguagem formal e informal


Resultado de imagem para kwl chart


Informações ao professor
O QUE É O MÉTODO KWL?
Assista ao vídeo:

Objetivos da aula:
Após a aula os alunos serão capazes de:
·         Identificar erros ortográficos;
·         Corrigir erros ortográficos;
·         Diferenciar linguagem informal da internet e linguagem formal.
Tempo estimado: 4 aulas

Formam-se grupos de até 4 alunos;

--> Coloca a primeira pergunta no quadro:
O que eu sei sobre erro ortográfico? (What I know?)
Abre um espaço para eles discutirem e o professor ouvir as respostas e registrar no quadro

Cada grupo recebe uma folha contendo imagens de placas e postagens contendo erros ortográficos. Ex.:
Resultado de imagem para portugues da depressão Resultado de imagem para portugues da depressão

Cada grupo reescreve as placas e as postagens corrigindo os erros

--> Coloca a segunda pergunta no quadro:
Eu quero saber se na internet pode escrever de qualquer jeito? (What I want to know?)

O professor deve explicar, usando exemplos da própria folha que os alunos receberam, para explicar a diferença entre erro ortográfico e linguagem informal da internet.

 --> Coloca a terceira pergunta no quadro e dá uns minutos para os alunos registrarem no caderno o que aprenderam naquela aula.
O que eu aprendi? (What I learned?)


Tarefa de casa:
1.   Montar um glossário internetês numa folha e apresentar na próxima aula.
2.  Montar uma lista de NETQUETA (previamente explicado pelo professor)
·         O professor pode expor o material na parede para que outros alunos também vejam;


Referências:


Essa aula foi ministrada nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2018. Ela é totalmente moldada para as necessidades do professor em sala de aula.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato Pessoal: produção textual

Relato Pessoal: uma proposta em sala de aula

Texto 1: O coração roubado, de Marcos Rey

Eu cursava o último ano do primário e como já estava com o diplominha garantido, meu pai me deu um presente muito cobiçado: O coração, famoso livro do escritor italiano Edmondo de Amicis, best-seller mundial do gênero infanto-juvenil. Na página de abertura lá estava a dedicatória do velho, com sua inconfundível letra esparramada. Como todos os garotos da época, apaixonei-me por aquela obra-prima e tanto que a levava ao grupo escolar da Barra Funda para reler trechos no recreio.         Justamente no último dia de aula, o das despedidas, depois da festinha de formatura, voltei para a classe a fim de reunir meus cadernos e objetos escolares, antes do adeus. Mas onde estava O coração? Onde? Desaparecera. Tremendo choque. Algum colega na certa o furtara. Não teria coragem de parecer em casa sem ele. Ia informar à diretora quando, passando pelas carteiras, vi a lombada do livro, bem escondido sob uma pasta…

Avaliação de Interpretação Textual

Relato Pessoal