Pular para o conteúdo principal

Contos de Fadas em Quadrinhos - momento 1/3

Resultado de imagem para once upon a time

A sequência didática a seguir foi elaborada com o objetivo de proporcionar uma atividade usando baixa tecnologia: quadro e pincel de quadro. As atividade durarão no máximo 3 semanas, dependendo da carga horária do professor e da velocidade que a turma consiga concluir as atividades.

É recomendado para professores que não têm livros didáticos, mas possuem um bom acervo na biblioteca.

 Como meio de avaliação eu dividi em 2 partes.

1ª Parte: Os alunos farão todas as atividades no caderno. O professor deve explicar que o caderno será como uma prova, no qual o aluno entregará o caderno organizado com as atividades feitas e receberá uma nota até 5,0 pontos.

Eu propus isso porque meus alunos de 6º anos estavam com muitas dificuldades em usar um caderno. Eu me surpreendi como os alunos nessa fase que ainda não sabem usar e gerenciar um caderno com muitas matérias. Estava também com dificuldades na caligrafia deles e uso excessivo de lápis, em vez de caneta.

Coloquei e expliquei as regras no quadro da seguinte forma:

> O caderno será avaliado como uma prova num determinado dia;
> Coloque data em todas as atividades;
> Use caneta azul ou preta, deixe as cores para detalhes e lápis para as respostas;
> Letra legível;
> Uso correto de letra maiúscula (muitos alunos iniciavam todas as palavras com letra maiúscula);
> Uso correto de separação de sílabas no final da linha do caderno;
> Quando errar não rasgue a folha do caderno, use corretivo ou um traço e escreva ao lado.

Obs.: O professor pode colocar essas regras numa folha ofício com letras bem grandes e deixar exposto ao lado da lousa.

2ª Parte: Os alunos escolherão um livro Contos de Fadas em Quadrinhos para ler e farão uma análise. Esse trabalho valerá 5,0 pontos.


Vamos ao detalhamento da 1ª Parte.

1ª Atividade
Montar um mapa mental com os alunos com a seguinte palavra: CONTOS DE FADAS

> Escreva a palavra no centro da lousa e pergunte aos alunos: O que vocês sabem sobre contos de fadas? Deixe que eles mesmos escrevam no quadro.
> Dê alguns minutos para eles poderem fazer o registro no caderno.

2ª Atividade
Coloque as seguintes questões no quadro:

> Qual contos de fadas você conhece?
> Quem são os personagens?
> Qual é o objetivo do herói/heroína?
> Qual é o objetivo do vilão/ vilã?


ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO I - CONTOS DE FADAS + CALIGRAFIA
Faça um resumo de uma história de contos de fadas que você conhece?


Essas duas primeiras atividades podem ser feitas em duas aulas e, caso seja necessário, o professor pode pedir para o aluno fazer a ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO I em casa.
Lembrando sempre que o caderno deve estar sempre organizado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato Pessoal: produção textual

Relato Pessoal: uma proposta em sala de aula

Texto 1: O coração roubado, de Marcos Rey

Eu cursava o último ano do primário e como já estava com o diplominha garantido, meu pai me deu um presente muito cobiçado: O coração, famoso livro do escritor italiano Edmondo de Amicis, best-seller mundial do gênero infanto-juvenil. Na página de abertura lá estava a dedicatória do velho, com sua inconfundível letra esparramada. Como todos os garotos da época, apaixonei-me por aquela obra-prima e tanto que a levava ao grupo escolar da Barra Funda para reler trechos no recreio.         Justamente no último dia de aula, o das despedidas, depois da festinha de formatura, voltei para a classe a fim de reunir meus cadernos e objetos escolares, antes do adeus. Mas onde estava O coração? Onde? Desaparecera. Tremendo choque. Algum colega na certa o furtara. Não teria coragem de parecer em casa sem ele. Ia informar à diretora quando, passando pelas carteiras, vi a lombada do livro, bem escondido sob uma pasta…

Avaliação de Interpretação Textual

ARTIGO E NUMERAL