Vamos à continuação da sequência didática Contos de Fadas em Quadrinhos.
3ª ATIVIDADE
Narrador e Personagem no texto narrativo e na HQ
Materiais necessários para esta aula: livros narrativos em primeira e segunda pessoa.
Professor, opte por livros na biblioteca que os alunos consigam visualizar os tipos de narradores. E que tenha quantidade suficiente para eles trabalharem em duplas, ou se for possível, cada um ter um livro sobre cada foco narrativo.Depende da biblioteca e da quantidade de alunos em sala.
O professor deve colocar no quadro:
> Narrador personagem: narrador que conta a própria história.
Nome do livro: ____________________________________
Resposta:
> Narrador observador: conta a história dos personagens, não é um dos personagens.
Nome do livro: ____________________________________
Resposta:
> No texto narrativo, a fala dos personagens é marcado pelo travessão
Nome do livro: ____________________________________
Resposta:
Oriente os alunos a pesquisarem a resposta nos livros trazidos da biblioteca.
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO 2 - NARRADOR, PERSONAGEM E CALIGRAFIA
Com o uso dos quadrinhos, transforme em texto narrativo as duas primeiras páginas do livro contos de fadas em HQ de sua preferência. Lembre-se de que a fala do personagem é marcada pelo uso do travessão.
Após o término dessa atividade, vamos à continuação...
Na HQ, a fala dos personagens é marcado pelo uso dos balões. Há vários tipos de balões que indicam a entonação dos personagens.
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO 3 - BALÕES DE FALAS NAS HQs
Procedimento da atividade: Formate numa folha A4 duas atividades como essa e imprima de modo que cada aluno tenha uma cópia. Se você imprimir 2 atividades numa mesma folha economizará mais papel.
Análise da aula:
É provável que o momento 2 dessa sequência didática precise de,no máximo, 4 horas/aulas. Muitos alunos do 6º ano têm dificuldades de identificar os tipos de narradores num livro. O professor pode usar a definição de narrador que preferir. Devo lembrar que essa sequência didática está voltada para aulas com o uso de baixa tecnologia. Portanto, o professor deve fazer um bom uso do quadro e dos livros que a biblioteca tiver.
Observação:
Créditos da imagem, retirados em http://nerdseotomeuniverse.blogspot.com.br/2014/08/historias-em-quadrinhos-e-tirinhas.html.
3ª ATIVIDADE
Narrador e Personagem no texto narrativo e na HQ
Materiais necessários para esta aula: livros narrativos em primeira e segunda pessoa.
Professor, opte por livros na biblioteca que os alunos consigam visualizar os tipos de narradores. E que tenha quantidade suficiente para eles trabalharem em duplas, ou se for possível, cada um ter um livro sobre cada foco narrativo.Depende da biblioteca e da quantidade de alunos em sala.
O professor deve colocar no quadro:
> Narrador personagem: narrador que conta a própria história.
Nome do livro: ____________________________________
Resposta:
> Narrador observador: conta a história dos personagens, não é um dos personagens.
Nome do livro: ____________________________________
Resposta:
> No texto narrativo, a fala dos personagens é marcado pelo travessão
Nome do livro: ____________________________________
Resposta:
Oriente os alunos a pesquisarem a resposta nos livros trazidos da biblioteca.
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO 2 - NARRADOR, PERSONAGEM E CALIGRAFIA
Com o uso dos quadrinhos, transforme em texto narrativo as duas primeiras páginas do livro contos de fadas em HQ de sua preferência. Lembre-se de que a fala do personagem é marcada pelo uso do travessão.
Após o término dessa atividade, vamos à continuação...
Na HQ, a fala dos personagens é marcado pelo uso dos balões. Há vários tipos de balões que indicam a entonação dos personagens.
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO 3 - BALÕES DE FALAS NAS HQs
Procedimento da atividade: Formate numa folha A4 duas atividades como essa e imprima de modo que cada aluno tenha uma cópia. Se você imprimir 2 atividades numa mesma folha economizará mais papel.
Análise da aula:
É provável que o momento 2 dessa sequência didática precise de,no máximo, 4 horas/aulas. Muitos alunos do 6º ano têm dificuldades de identificar os tipos de narradores num livro. O professor pode usar a definição de narrador que preferir. Devo lembrar que essa sequência didática está voltada para aulas com o uso de baixa tecnologia. Portanto, o professor deve fazer um bom uso do quadro e dos livros que a biblioteca tiver.
Observação:
Créditos da imagem, retirados em http://nerdseotomeuniverse.blogspot.com.br/2014/08/historias-em-quadrinhos-e-tirinhas.html.
Imagem original
Comentários
Postar um comentário