Pular para o conteúdo principal

Contos de Fadas em Quadrinhos - momento 2/3

Vamos à continuação da sequência didática Contos de Fadas em Quadrinhos.


3ª ATIVIDADE
Narrador e Personagem no texto narrativo e na HQ

Materiais necessários para esta aula: livros narrativos em primeira e segunda pessoa.
Professor, opte por livros na biblioteca que os alunos consigam visualizar os tipos de narradores. E que tenha quantidade suficiente para eles trabalharem em duplas, ou se for possível, cada um ter um livro sobre cada foco narrativo.Depende da biblioteca e da quantidade de alunos em sala.

O professor deve colocar no quadro:

> Narrador personagem: narrador que conta a própria história.
Nome do livro: ____________________________________
Resposta:



> Narrador observador: conta a história dos personagens, não é um dos personagens.
Nome do livro: ____________________________________
Resposta:




> No texto narrativo, a fala dos personagens é marcado pelo travessão
Nome do livro: ____________________________________
Resposta:



Oriente os alunos a pesquisarem a resposta nos livros trazidos da biblioteca.


ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO 2 - NARRADOR, PERSONAGEM E CALIGRAFIA
Com o uso dos quadrinhos, transforme em texto narrativo as duas primeiras páginas do livro contos de fadas em HQ de sua preferência. Lembre-se de que a fala do personagem é marcada pelo uso do travessão.


Após o término dessa atividade, vamos à continuação...


Na HQ, a fala dos personagens é marcado pelo uso dos balões. Há vários tipos de balões que indicam a entonação dos personagens.

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO 3 - BALÕES DE FALAS NAS HQs


Procedimento da atividade: Formate numa folha A4 duas atividades como essa e imprima de modo que cada aluno tenha uma cópia. Se você imprimir 2 atividades numa mesma folha economizará mais papel.


Análise da aula:
É provável que o momento 2 dessa sequência didática precise de,no máximo, 4 horas/aulas. Muitos alunos do 6º ano têm dificuldades de identificar os tipos de narradores num livro. O professor pode usar a definição de narrador que preferir. Devo lembrar que essa sequência didática está voltada para aulas com o uso de baixa tecnologia. Portanto, o professor deve fazer um bom uso do quadro e dos livros que a biblioteca tiver.


Observação:
Créditos da imagem, retirados em http://nerdseotomeuniverse.blogspot.com.br/2014/08/historias-em-quadrinhos-e-tirinhas.html.

Resultado de imagem para balões de falas hq
Imagem original

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato Pessoal: produção textual

Relato Pessoal: uma proposta em sala de aula

Texto 1: O coração roubado, de Marcos Rey

Eu cursava o último ano do primário e como já estava com o diplominha garantido, meu pai me deu um presente muito cobiçado: O coração, famoso livro do escritor italiano Edmondo de Amicis, best-seller mundial do gênero infanto-juvenil. Na página de abertura lá estava a dedicatória do velho, com sua inconfundível letra esparramada. Como todos os garotos da época, apaixonei-me por aquela obra-prima e tanto que a levava ao grupo escolar da Barra Funda para reler trechos no recreio.         Justamente no último dia de aula, o das despedidas, depois da festinha de formatura, voltei para a classe a fim de reunir meus cadernos e objetos escolares, antes do adeus. Mas onde estava O coração? Onde? Desaparecera. Tremendo choque. Algum colega na certa o furtara. Não teria coragem de parecer em casa sem ele. Ia informar à diretora quando, passando pelas carteiras, vi a lombada do livro, bem escondido sob uma pasta…

Avaliação de Interpretação Textual

ARTIGO E NUMERAL