Pular para o conteúdo principal

Desenvolvendo a escrita: atividade temática sobre natureza



A aula de hoje tem como objetivo mostrar ao professor uma proposta de atividade que pode ser desenvolvida separadamente ou todas juntas. No meu caso, eu usei essa atividade como forma de recuperação do primeiro bimestre para o 6º ano.

Tomei uma decisão de fazer uma avaliação voltada para o desenvolvimento da escrita e sobre o mesmo tema da natureza. Essa é uma boa oportunidade, também, de recuperar alguns tópicos do que foi trabalhado no primeiro bimestre, como linguagem verbal e não verbal. Às vezes eu percebo que os alunos têm dificuldades de ler e interpretar imagens.

Após pesquisar em livros didáticos e internet, fiz à seguinte avaliação:





Parte 1 - Transformação da linguagem verbal para a não-verbal, através de ilustrações. (2,5 pontos)

Qualquer vida "é muito" dentro da floresta! 

"Se a gente olha de cima, parece tudo parado.
Mas por dentro é diferente
A floresta está sempre em movimento.
Há uma vida dentro dela que se transforma sem parar.
Vem o vento.
Vem a chuva.
Caem as folhas.
E nascem novas folhas.
Das flores saem os frutos.
E os frutos são alimento.
Os pássaros deixam cair as sementes...
Das sementes nascem novas árvores.
As luzes dos vaga-lumes são estrelas na terra.
E com o sol vem o dia.
Esquenta a mata.
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento."

ÍNDIOS TICUNA. Qualquer vida é muita dentro da floresta.In: O livro das árvores. 2. ed. Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngues, 1998. p. 48.
1.       Ler o poema;
2.       Numa folha oficio, ilustre todas as cenas que aparecem em cada verso do poema.
3.       Use canetinhas, lápis de cor, recortes de revistas e muita criatividade.


Parte 2 – Observe atentamente o cartaz de Ziraldo e dê sua opinião sobre destruição e preservação da natureza. (2,5 pontos)






Parte 3 – Veja agora esta cena de uma história em quadrinhos de Will Eisner (New York, a grande cidade), mostrando como vivemos nas grandes cidades da Terra, que produzem muito trânsito poluição e lixo. Depois, responda às perguntas. (2,5 pontos)

Resultado de imagem para Will Eisner (New York, a grande cidade)



·         Pesquise e reflita:
1.       Você acha que o índio tem uma visão da natureza diferente da visão do homem que vive na cidade? Por quê?

2.       Que lições poderíamos aprender com os índios?


Parte 4 – Observe o quadrinho e redija um texto explicando os motivos da menina procurar os serviços de achados e perdidos. (2,5 pontos)
Resultado de imagem para turma da monica marina tirinha


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato Pessoal: produção textual

Relato Pessoal: uma proposta em sala de aula

Texto 1: O coração roubado, de Marcos Rey

Eu cursava o último ano do primário e como já estava com o diplominha garantido, meu pai me deu um presente muito cobiçado: O coração, famoso livro do escritor italiano Edmondo de Amicis, best-seller mundial do gênero infanto-juvenil. Na página de abertura lá estava a dedicatória do velho, com sua inconfundível letra esparramada. Como todos os garotos da época, apaixonei-me por aquela obra-prima e tanto que a levava ao grupo escolar da Barra Funda para reler trechos no recreio.         Justamente no último dia de aula, o das despedidas, depois da festinha de formatura, voltei para a classe a fim de reunir meus cadernos e objetos escolares, antes do adeus. Mas onde estava O coração? Onde? Desaparecera. Tremendo choque. Algum colega na certa o furtara. Não teria coragem de parecer em casa sem ele. Ia informar à diretora quando, passando pelas carteiras, vi a lombada do livro, bem escondido sob uma pasta…

Avaliação de Interpretação Textual

Relato Pessoal