A aula de hoje tem como objetivo mostrar ao professor uma proposta de atividade que pode ser desenvolvida separadamente ou todas juntas. No meu caso, eu usei essa atividade como forma de recuperação do primeiro bimestre para o 6º ano.
Tomei uma decisão de fazer uma avaliação voltada para o desenvolvimento da escrita e sobre o mesmo tema da natureza. Essa é uma boa oportunidade, também, de recuperar alguns tópicos do que foi trabalhado no primeiro bimestre, como linguagem verbal e não verbal. Às vezes eu percebo que os alunos têm dificuldades de ler e interpretar imagens.
Após pesquisar em livros didáticos e internet, fiz à seguinte avaliação:
Parte 1 - Transformação
da linguagem verbal para a não-verbal, através de ilustrações. (2,5 pontos)
Qualquer
vida "é muito" dentro da floresta!
"Se a gente olha de cima, parece tudo parado.
Mas por dentro é diferente
A floresta está sempre em movimento.
Há uma vida dentro dela que se transforma sem parar.
Vem o vento.
Vem a chuva.
Caem as folhas.
E nascem novas folhas.
Das flores saem os frutos.
E os frutos são alimento.
Os pássaros deixam cair as sementes...
Das sementes nascem novas árvores.
As luzes dos vaga-lumes são estrelas na terra.
E com o sol vem o dia.
Esquenta a mata.
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento."
"Se a gente olha de cima, parece tudo parado.
Mas por dentro é diferente
A floresta está sempre em movimento.
Há uma vida dentro dela que se transforma sem parar.
Vem o vento.
Vem a chuva.
Caem as folhas.
E nascem novas folhas.
Das flores saem os frutos.
E os frutos são alimento.
Os pássaros deixam cair as sementes...
Das sementes nascem novas árvores.
As luzes dos vaga-lumes são estrelas na terra.
E com o sol vem o dia.
Esquenta a mata.
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento."
ÍNDIOS TICUNA.
Qualquer vida é muita dentro da floresta.In: O livro das árvores. 2. ed.
Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngues, 1998. p. 48.
1. Ler o poema;
2. Numa folha oficio, ilustre todas as
cenas que aparecem em cada verso do poema.
3. Use canetinhas, lápis de cor,
recortes de revistas e muita criatividade.
Parte 2 – Observe atentamente o
cartaz de Ziraldo e dê sua opinião sobre destruição e preservação da natureza.
(2,5 pontos)
Parte 3 – Veja agora
esta cena de uma história em quadrinhos de Will Eisner (New York, a grande
cidade), mostrando como vivemos nas grandes cidades da Terra, que produzem
muito trânsito poluição e lixo. Depois, responda às perguntas. (2,5 pontos)
·
Pesquise
e reflita:
1.
Você
acha que o índio tem uma visão da natureza diferente da visão do homem que vive
na cidade? Por quê?
2.
Que
lições poderíamos aprender com os índios?
Parte 4 – Observe o
quadrinho e redija um texto explicando os motivos da menina procurar os
serviços de achados e perdidos. (2,5 pontos)
Comentários
Postar um comentário