Pular para o conteúdo principal

Desenvolvimento da escrita: texto argumentativo sobre violência

Considerações sobre esta aula/ atividade

Este material foi desenvolvido ano passado para turmas de 8º e 9º anos, como prova de recuperação bimestral, pois nesse nível os alunos já são introduzidos em produzir textos argumentativos. As atividades 1 e 2 foram tiradas do livro didático Aulas de Redação, de Maria Aparecida Negrinho (edição de 2005, se não me engano), a atividade 3 eu mesma criei a partir de pesquisas de tirinhas e cartuns da internet, e a 4 eu também criei, pois gosto de introduzir nas minhas produções textuais confecção de cartazes, e acredito que através da arte o aluno possa desenvolver melhor sua criatividade.



Parte 1 -Os problemas relacionados à segurança são cada vez mais frequentes, especialmente nas cidades de médio e grande porte. Para ajudá-lo a responder as questões abaixo, reflita, pesquise e converse com outras pessoas. Desenvolva as respostas numa folha avulsa. (2,5 pontos)

1.       Você considera a vida no local em que vivem violenta ou tranquila? Por que você acha que isso ocorre?
2.       Na sua opinião, qual a principal causa do crescimento da violência? Explique a reposta.
3.       De que forma cada indivíduo pode agir para tentar criar uma sociedade pacífica. Justifique sua resposta.
4.       Se você participasse do governo e pudesse definir um plano para diminuir a violência, cite as principais medidas que tomariam. Explique cada uma delas.
5.       Que sugestões você daria à direção de sua escola para que os casos de violência (desde os mais simples até os mais graves) no ambiente escolar acabassem? Explique cada uma delas.


Parte 2 – Com base nas respostas dada na atividade anterior, escreva um texto a respeito da violência nos dias atuais. (2,5 pontos)

Crie um título no seu texto.
Continue os parágrafos já iniciados.
Use todas as palavras propostas a seguir: POIS, A FIM DE, POR ISSO, MAS, NO ENTANTO, PORTANTO




___________________________________________

Aqui onde moramos a violência ____________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
            Para que se consiga acabar com a violência, a principal coisa a ser feita é terminar com aquilo que a causa: ___________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

            Todos juntos, governo e sociedade, temos um papel a cumprir. O governo deve ___________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 E nós, como cidadãos, temos de ________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Parte 3 – Observe as tiras abaixo e responda as questões a seguir numa folha avulsa. (2,5 pontos)


Resultado de imagem para violencia nas escolas nani

Resultado de imagem para violencia nas escolas nani


http://www.nanihumor.com/

1.       O que você observou na imagem?
2.       Qual assunto é abordado nas Tirinhas?
3.       O que acontece quando o professor faz a chamada?
4.       Vocês acham que isso realmente acontece na sala de aula?
5.       Em nossa escola você já viu algum ato de violência contra um colega ou professor?
6.       O que você fez a respeito?
7.       O que você acha da Violência no contexto escolar?
8.       A violência está presente no contexto escolar? Como?
9.       Em que ações ela pode ser vista?
10.   O que vocês acham da Violência na escola? Por quê?

Parte 4 – No espaço abaixo, faça um cartaz orientando a comunidade escolar sobre os malefícios da violência escolar. Use recortes de revistas, canetinhas, lápis de cor e muita criatividade. (2,5 pontos)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato Pessoal: produção textual

Relato Pessoal: uma proposta em sala de aula

Texto 1: O coração roubado, de Marcos Rey

Eu cursava o último ano do primário e como já estava com o diplominha garantido, meu pai me deu um presente muito cobiçado: O coração, famoso livro do escritor italiano Edmondo de Amicis, best-seller mundial do gênero infanto-juvenil. Na página de abertura lá estava a dedicatória do velho, com sua inconfundível letra esparramada. Como todos os garotos da época, apaixonei-me por aquela obra-prima e tanto que a levava ao grupo escolar da Barra Funda para reler trechos no recreio.         Justamente no último dia de aula, o das despedidas, depois da festinha de formatura, voltei para a classe a fim de reunir meus cadernos e objetos escolares, antes do adeus. Mas onde estava O coração? Onde? Desaparecera. Tremendo choque. Algum colega na certa o furtara. Não teria coragem de parecer em casa sem ele. Ia informar à diretora quando, passando pelas carteiras, vi a lombada do livro, bem escondido sob uma pasta…

Avaliação de Interpretação Textual

Relato Pessoal