Pular para o conteúdo principal

Avaliação: Histórias em Quadrihos



1.       Essa história em quadrinhos apresenta os seguintes elementos narrativos: fatos em sequência (ação), personagens, tempo e espaço. Na sequência gráfica dos quadros, que fatos são narrados?
______________________________________________________________________________

2.       Observe os formatos e contornos dos quadrinhos dessa história.
a)       Por que o quadrinista empregou quadrinhos com contornos em linhas retas e, no 5º quadrinho, um contorno em linhas curvas.
(     ) no 5º quadrinho expressa o personagem executando a ação.
(     ) no 5º quadrinho expressa o personagem imaginando a ação.

b)      No 7º quadrinho, o desenho não apresenta nenhum contorno ou moldura. Isso ocorre porque o quadrinista:
(     ) Quer destacar a personagem e sua fala, como se o tempo e a paisagem não existissem.
(     ) Desenvolve uma parte da ação fora dos limites do quadrinho.
(     ) Quer mostrar que o leitor pode imaginar o contorno.

3.       Nem todos os quadrinhos da história apresentam balões e nem todos têm o mesmo formato.
a)       No 1º quadrinho, o que significam os balões com o contorno e o rabicho ondulados?
____________________________________________________________________

b)      Em que outro quadrinho o balão apresenta esse mesmo sentido? Por quê?
______________________________________________________________________

c)       De que tipo é o balão do 3º quadrinho? Por quê?
______________________________________________________________________

d)      Em que quadrinho há um balão-pensamento? Qual é seu formato?
___________________________________________________________________

4.       No desenvolvimento da ação foram empregadas onomatopeias. Quais são elas e o que cada uma delas expressa no contexto da história?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.       Num determinado quadrinho, observa-se o emprego de uma interjeição (palavra ou locução que exprime emoções ou sentimentos – de alegria, dor, susto, admiração e outros estados de espírito). Veja estes exemplos: Oba! (satisfação); Ai!, Ui! (dor); Nossa!, Puxa!, Meu Deus! (espanto); Bravo! (aplauso); Ufa! (alívio). Que interjeição é essa que aparece nos quadrinhos e que sentimento ela reproduz?
__________________________________________________________________

6.       O que acontece no último quadrinho, no qual se identifica o humor da história?
_______________________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato Pessoal: produção textual

Relato Pessoal: uma proposta em sala de aula

Texto 1: O coração roubado, de Marcos Rey

Eu cursava o último ano do primário e como já estava com o diplominha garantido, meu pai me deu um presente muito cobiçado: O coração, famoso livro do escritor italiano Edmondo de Amicis, best-seller mundial do gênero infanto-juvenil. Na página de abertura lá estava a dedicatória do velho, com sua inconfundível letra esparramada. Como todos os garotos da época, apaixonei-me por aquela obra-prima e tanto que a levava ao grupo escolar da Barra Funda para reler trechos no recreio.         Justamente no último dia de aula, o das despedidas, depois da festinha de formatura, voltei para a classe a fim de reunir meus cadernos e objetos escolares, antes do adeus. Mas onde estava O coração? Onde? Desaparecera. Tremendo choque. Algum colega na certa o furtara. Não teria coragem de parecer em casa sem ele. Ia informar à diretora quando, passando pelas carteiras, vi a lombada do livro, bem escondido sob uma pasta…

Avaliação de Interpretação Textual

Relato Pessoal