Pular para o conteúdo principal

Contos de Fadas em Quadrinhos - momento 3/3

Chegamos à última etapa dessa sequência didática envolvendo os contos de fadas em quadrinhos da Sonar Editora. Lembrando que estas aulas são desenvolvidas usando baixa tecnologia, ou seja, o livro, a lousa e o caderno do aluno.



4ª ATIVIDADE
Tempo e espaço na HQ.

O professor escreve no quadro:

Tempo: Quando a história acontece. Duração de tempo da história.

Espaço: Os cenários, lugares, espaços que a história acontece.



ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO 4 - ESPAÇO E  TEMPO NARRATIVO
Com o uso do livro de contos de fadas em quadrinhos, escolha um e responda:
> Quais são os espaços em que a narrativa acontece?

> Transcreva os marcadores de tempo que aparecem no livro.



5ª ATIVIDADE
Onomatopeias nas HQs

Imagem relacionada


Professor, peça antecipadamente aos alunos trazerem gibis.

O professor deve fazer uma breve explicação sobre o que são as onomatopeias.


ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO 5 - ONOMATOPEIAS
Com a ajuda dos gibis, escolha 5 onomatopeias e desenhe no caderno. Além dos desenhos, explique o significado de cada uma das onomatopeias.


Finalizo, portanto, a 1ª Parte de Atividades. 

Minhas impressões sobre essas atividades: demorei cerca de duas semanas para fazer essas atividades com as minhas 3 turmas de 6º anos. No começo tive certa dificuldade para que os alunos entendessem que essas atividades seriam contabilizadas como uma avaliação valendo 5,0. Percebo que os alunos de 6º anos têm muitas dificuldades de gerenciar a organização do caderno, muitos não sabem o quão é importante colocar a data e a introdução ou o título dos conteúdos de cada aula. Eles também escrevem muito à lápis, pois têm medo de usar a caneta. Com o decorrer das atividades e sempre lembrando eles de deixarem as atividades organizadas e feitas, as aulas fluíram melhor.




A 2ª Parte dessa sequência didática eu imprimi e entreguei para cada aluno o seguinte questionário, dei a eles um prazo de 7 dias para entregarem numa folha.




CONTOS DE FADAS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Dentre as 10 questões abaixo, escolha 5 e desenvolva as respostas numa folha de caderno. Entregar até o dia _______. Use caneta azul ou preta, letra legível, uso correto da letra maiúscula e da separação de sílabas. Atividade valendo 5,0 pontos.

Nome do livro: _________________________________

1.      Quais são os espaços que fazem parte da narrativa e o que os personagens estão fazendo nesses espaços?
2.      Ante do “E foram felizes para sempre”, quais foram as dificuldades do herói?
3.      E se o vilão da história vencesse? Como seria o final da história?
4.      Qual cena no livro você mais gostou? Faça um desenho e explique o motivo de você ter escolhido essa cena.
5.      Em todo o conto de fadas há seres encantados ou elementos mágicos. Localize na sua história essas características. Como esses elementos interferem na vida dos personagens?
6.      O herói da sua história recebe a ajuda de alguém? Quem? Como essa pessoa ajuda o herói?
7.      Em todo o início das histórias de contos de fadas, todos os personagens viviam felizes até que algo desagradável acontece. Na sua história, que evento desagradável foi esse? E qual é a solução desse problema?
8.      Você acha que há uma idade certa para ler contos de fadas? Os contos de fadas servem para qualquer pessoa? Explique sua opinião.
9.      Que partes do conto de fadas que você está lendo pode ser considerado verdadeiro, ou seja, pode acontecer na vida real? E quais partes representam a fantasia?
10.  Se você entrasse na história, você ficaria ao lado do herói ou do vilão? O que você faria na história.



Minha impressão sobre essa avaliação: eu mesma elaborei essas perguntas, como vocês podem notar, são perguntas gerais que aborda o gênero textual contos de fadas. Acredito que essa foi a parte que exigiu muita reflexão, pois eu tinha que ter em mente que eu estava lidando com livros de vários títulos. Eu tinha que elaborar perguntas que abrangessem todos os livros. Acredito que essa é a maior contribuição que eu poderia dar para um professor que tem ao seu alcance uma variedade de livros do mesmo gênero textual e não saberia como trabalhar com eles. Logo, posso afirmar que, através dessa experiência em sala de aula,  é possível fazer um bom trabalho de livros do mesmo gênero. Essa foi a minha experiência usando Contos de Fadas em Quadrinhos, espero poder compartilhar outras experiências como essas, e espero também poder saber se outros professores já vivenciaram algo parecido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato Pessoal: produção textual

Relato Pessoal: uma proposta em sala de aula

Texto 1: O coração roubado, de Marcos Rey

Eu cursava o último ano do primário e como já estava com o diplominha garantido, meu pai me deu um presente muito cobiçado: O coração, famoso livro do escritor italiano Edmondo de Amicis, best-seller mundial do gênero infanto-juvenil. Na página de abertura lá estava a dedicatória do velho, com sua inconfundível letra esparramada. Como todos os garotos da época, apaixonei-me por aquela obra-prima e tanto que a levava ao grupo escolar da Barra Funda para reler trechos no recreio.         Justamente no último dia de aula, o das despedidas, depois da festinha de formatura, voltei para a classe a fim de reunir meus cadernos e objetos escolares, antes do adeus. Mas onde estava O coração? Onde? Desaparecera. Tremendo choque. Algum colega na certa o furtara. Não teria coragem de parecer em casa sem ele. Ia informar à diretora quando, passando pelas carteiras, vi a lombada do livro, bem escondido sob uma pasta…

Avaliação de Interpretação Textual

ARTIGO E NUMERAL