Pular para o conteúdo principal

Artigo de Opinião: Produção Textual


Tema: Artigo de Opinião: qual é o seu posicionamento?

O artigo de opinião é fundamentado em impressões pessoais do autor acerca de uma realidade, expressa no texto, e por isso sujeita a opiniões contrárias.

* Analise os temas abordados nos textos abaixo e redija 2 textos: um contendo argumentos positivos e outro, negativos. Cada texto deve conter no mínimo 2 parágrafos ou 2 períodos. Use os paralelismos sintáticos e semânticos da aula anterior.

Texto 1

http://www.acharge.com.br/index.htm, acessado em 22/09/2010.

Texto 2
22/09/2010 - 08h51 - http://www1.folha.uol.com.br, acessado em 22/09/2010.
PVC: Neymar pode começar a se sentir "dono" da Vila Belmiro
A queda de braço entre Dorival Jr. e a direção do Santos em relação à Neymar serviu apenas para causar um problema maior ao clube. O treinador suspendeu o jogador da partida contra o Corinthians e acabou demitido. O resultado dessa decisão vai pesar para todos, diz Paulo Vinicius Coelho, o PVC, colunista do caderno de Esporte da Folha.
"É ruim para o Santos que perdeu o treinador responsável pela montagem da equipe mais brilhante de 2010. Ruim também para Neymar, que pode começar a partir de agora a se sentir um pouco o dono da equipe da Vila Belmiro, tudo o que o adolescente de 18 anos não precisava pensar", diz o colunista.

Produção textual - -Argumentos positivos
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________


Produção textual – Argumentos negativos
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato Pessoal: produção textual

Relato Pessoal: uma proposta em sala de aula

Texto 1: O coração roubado, de Marcos Rey

Eu cursava o último ano do primário e como já estava com o diplominha garantido, meu pai me deu um presente muito cobiçado: O coração, famoso livro do escritor italiano Edmondo de Amicis, best-seller mundial do gênero infanto-juvenil. Na página de abertura lá estava a dedicatória do velho, com sua inconfundível letra esparramada. Como todos os garotos da época, apaixonei-me por aquela obra-prima e tanto que a levava ao grupo escolar da Barra Funda para reler trechos no recreio.         Justamente no último dia de aula, o das despedidas, depois da festinha de formatura, voltei para a classe a fim de reunir meus cadernos e objetos escolares, antes do adeus. Mas onde estava O coração? Onde? Desaparecera. Tremendo choque. Algum colega na certa o furtara. Não teria coragem de parecer em casa sem ele. Ia informar à diretora quando, passando pelas carteiras, vi a lombada do livro, bem escondido sob uma pasta…

Avaliação de Interpretação Textual

Relato Pessoal