SUBSTANTIVO
Criança
Não Trabalha - Palavra Cantada
Lápis, caderno,
chiclete, pião
Sol, bicicleta,
skate, calção
Esconderijo, avião,
correria,
Tambor, gritaria,
jardim, confusão
Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata,
baleia, manteiga no pão
Giz, merthiolate, band-aid, sabão
Tênis, cadarço,
almofada, colchão
Quebra-cabeça,
boneca, peteca, botão, pega-pega, papel, papelão
Criança não trabalha, criança dá
trabalho
Criança não trabalha...
Criança não trabalha...
- A canção acima é um bom exemplo de tipos de substantivos: simples, composto, comum, derivado, concreto, abstrato, próprio.
PLURAL DOS SUBSTANTIVOS COMPOSTOS
Se não
houver ligação com hífen, somente o segundo radical vai para o plural
Apenas o
1º radical vai para o plural – quando há uma preposição ligando os radicais e
quando o segundo de dois substantivos funciona como especificador do primeiro,
indicando finalidade ou tipo.
Apenas o
2º radical vai para o plural – quando o 1º dos radicais é um verbo ou uma
palavra invariável.
Ambos os
radicais vão para o plural – nos compostos formados por palavras variáveis
(substantivos e adjetivos)
Apenas o
2º radical vai para o plural – quando ambos os radicais são formados por
palavras repetidas ou onomatopeias.
Em cada alternativa há um substantivo composto flexionado em desacordo com o padrão culto da língua. Identifique-o e corrija-o.
A)
guarda-louças, quinta-feiras, frutas-pão,
corre-corres.
B) quedas-d’água, os
arco-íris, troca-tintas, manga-rosas.
C)
joões-ninguém, amas-de-leite, boias-fria,
abaixo-assinados.
D)
tico-ticos, alto-falantes, capitães-mores, guarda-civis.
E)
táxis-aéreos, má-línguas, criados-mudos,
grão-mestres.
Observe a placa e o texto apresentados a seguir. O Brasil das placas.
Expliquei
pros dois irmões
Que o
plural estava errado
Meus
esforços foram vões
Vi que
não adiantava
E lavei
as minhas mões
Segundo a
norma culta, a placa apresenta uma inadequação no uso do termo irmões. Em que
consiste essa inadequação? Justifique.
Os versos
que acompanham a placa fazem referência à inadequação identificada na questão
anterior. Em que passagem isso ocorre?
Qual a
estratégia utilizada pelo autor dos versos para ‘brincar’ com a inadequação.
Explique.
SUBSTANTIVO NA CONSTRUÇÃO DO TEXTO
A tira
acima ilustra uma situação comum na vida da maior parte dos indivíduos. Qual é
ela?
Que
elementos da tira comprovam sua resposta?
O uso dos
substantivos trabalho e férias, associado à repetição de um deles, contribui
para a construção do sentido da tira. Explique por quê?
Julgue C (certo)
ou E (errado) nos itens abaixo.
Julgue C (certo) ou E (errado) nos itens abaixo.
a.( ) Em "A viagem
foi muito boa", assinalou-se um substantivo concreto.
b.( ) "Lá, um lobisomem
vagueia nas noites de sexta-feira." Nessa frase o vocábulo assinalado deve ser
classificado como substantivo comum, concreto e composto.
c.( ) No
período "A luta pela posse da terra virou
política e demagogia", há apenas um substantivo concreto.
d.( ) Em "Um enxame
causou vítimas na festa do Ano-Novo", o nome assinalado ,
morfologicamente, é substantivo comum, concreto e derivado.
Julgue C (certo) ou E (errado) nos itens abaixo.
a.( ) Em "A jacaré
põe os ovos, mas é o macho que os choca", o gênero do substantivo foi
indicado pelo artigo, esse fato gramatical ocorre com todos os
substantivos invariáveis.
b.( ) "Muito vaidosa, julgava-se a sósia de Júlia Robert." Nessa frase o substantivo sósia é classificado como comum-de-dois, porque
tem só uma forma para os dois gêneros.
c.( ) Em algumas
religiões, mulheres já ocupam o cargo de bispo, que era exclusivo dos homens.
Nesses casos, devemos usar o tratamento formal: Reverendíssima
Bispa...
d. ( ) "A jornalista fotografou detalhadamente a anta",
pode-se dizer que nessa frase todos os substantivos são,
respectivamente, comuns-de-dois e epicenos.
Assinale
a opção com flexão
INCORRETA
¢a)
cirurgiões-dentistas – pedras-imãs – porcos-espinhos
¢b)
vacas-pretas – carros-fortes – cartas-brancas.
¢c)
puros-sangues – belas-artes – altos-fornos.
¢d)
laranjas-peras – cobra-cipós – cidade-satélites
CORRETA
¢a)
duplo-cliques – quinta-colunas – primeiras-damas
¢b) joão-de-barros – paus-d'águas –
telefones-sem-fios
¢c)
pisca-piscas – empurra-empurras – treme-tremes
¢d) beijas-flor –
pega-rapazes – chupa-meles
Assinale
a opção em que todos os plurais sofrem metafonia.
¢a) moços
– garotos – fofos
¢b) bobos
– lobos – tolos
¢c) novos
– ovos – tortos
¢d) estojo
– repolho – rosto
Assinale a opção em que a flexão em gênero não altera o
significado da palavra.
a) Morávamos num apartamento voltado para o nascente.
b) Seus problemas estavam estreitamente relacionados ao cura.
c) A capital havia modificado radicalmente seu comportamento.
d) Saiu do teatro para interpretar um personagem já consagrado na televisão.
a) Morávamos num apartamento voltado para o nascente.
b) Seus problemas estavam estreitamente relacionados ao cura.
c) A capital havia modificado radicalmente seu comportamento.
d) Saiu do teatro para interpretar um personagem já consagrado na televisão.
GABARITO
Criança não
trabalha – SUBSTANTIVOS
·
Simples
– lápis, caderno, chiclete, pião, etc
·
Composto
– quebra-cabeça, pega-pega.
·
Comum
– sol, bola, giz, etc
·
Derivado
– papelão
·
Concreto
– gnomo, sereia, baleia, etc
·
Abstrato
– confusão, correria.
·
Próprio
– Palavra Cantada
Em cada alternativa há um substantivo
composto flexionado em desacordo com o padrão culto da língua. Identifique-o e
corrija-o.
a)
Quinta-feiras
– quintas-feiras
b)
Manga-rosas
– mangas-rosas
c)
Boias-fria
– boias-frias
d)
Guarda-civis
– guardas-civis
e)
Má-línguas
– más-línguas
·
Inadequação
no uso do plural –ões.
·
No
verso “Expliquei para os dois irmões”.
·
Intencionalmente
o autor usa os plurais ‘errados’ em ‘vões’ e ‘mões’ para rimar com ‘irmões’.
Substantivo
na construção do texto
·
Situação
de trabalho e férias
·
Elementos
verbais: o substantivo trabalho e férias; elementos não verbais: computador e
praia.
·
A
repetição do substantivo ‘trabalho’ demonstra que a pessoa passa boa parte do
ano trabalhando, essa visualização não é só demonstrada pela repetição da
palavra, como também pela divisão dos quadrinhos. Nas duas partes que se
referem ao trabalho, os quadrinhos 1 e 3 são maiores, relação de tempo
trabalho, em comparação com o quadrinho 2 que é menor, ou seja, as férias são
num período menor que o trabalho. Há também mais um significado da repetição da
palavra ‘trabalho’: a pessoa que passa o tempo trabalhando tem em mente apenas
TRABALHO, por isso o excesso de repetição do vocábulo, e a pessoa quando tira
férias não quer pensar em mais nada, ou seja, mente vazia, por isso não há
repetição do vocábulo férias.
Julgue C (certo) ou E (errado) nos itens abaixo.
A)
Errado
– viagem é substantivo abtrato;
B)
Certo.
C)
Certo.
D)
Errado
– enxame é coletivo de abelhas.
Julgue C (certo) ou E (errado) nos itens abaixo.
A)
Errado
– o jacaré-fêmea.
B)
Certo.
C)
Errado
– episcopesa é o feminino de bispo.
D)
Certo.
Assinale a opção com flexão
INCORRETA – LETRA D
CORRETA – LETRA D
Assinale a opção em que todos os plurais sofrem
metafonia. LETRA C
Assinale a opção em que a flexão em gênero não altera o
significado da palavra. LETRA D
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