Avaliação para 9º ano

Modelo de Avaliação para as turmas de 9º ano, com enfoque em leitura de tirinha




 
Mafalda, Quino

1.   Na tira de Mafalda vemos 3 quadrinhos que não são constituídos de fala, ou seja, não verbais. Descreva as ações contidas neles e o significado da expressão “PFT” utilizada pela personagem.

2.   O que os gestos que a personagem faz nos 3 primeiros quadrinhos tem a ver com “EMPURRAR ESTE PAÍS PARA FRENTE?”. Explique.

3.   Segundo o dicionário Michaelis a apalavra empurrar significa:
1 Impelir com força. 2 Dar encontrões em. 3 Dar encontrões. 4 Introduzir à força. 5 Engolir ou comer à força. 6 pop Impingir, pregar: Empurrou-me esta roupa malfeita. 7 Conduzir, tocar boiada.
Você acha que o ato de empurrar, de acordo com o dicionário, fará com que o país irá para frente? Explique.

4.   Que medidas, então, seriam necessárias para um país ir para frente?




Gabarito:
As respostas a seguir são sugestões.

1. Q1 - Mafalda arregaça as mangas da roupa dela; Q2 - Mafalda cospe nas palmas das mãos; Q3 - Mafalda esfrega as mãos uma na outra.

2. Mafalda se sente indignada com a situação do país. Os gestos de suas mãos indicam que ela está pronta para trabalhar em prol do país.

3. Não, porque a expressão "empurrar este país" para frente" está numa linguagem metafórica, pois o país geograficamente falando não pode se movimentar.

4. As medidas necessárias para um país para frente seriam: melhorias na saúde pública, criação de empregos, boa relações diplomáticas, etc.



Comentários