Pular para o conteúdo principal

Linguagem não verbal


MODELO DE AVALIAÇÃO PARA TURMAS DO 9º ANO
COM ENFOQUE EM LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PINTURA.










Retirantes. 1944, Painel a óleo/tela, 190 x 180cm, Petrópolis, RJ. Assinada e datada no canto inferior direito "PORTINARI 944". Imagem: Divulgação Projeto Portinari

1.   O nome da pintura é Retirantes, de Candido Portinari, um dos mais importantes pintores brasileiros. Observe-o. Que sentimentos ela lhe desperta?

2.   Quem são, provavelmente, as personagens representadas na pintura e o que elas estão fazendo?

3.   Descreva qual cenário onde estão as personagens.

4.   Preste atenção na forma como o corpo das personagens foi representado.
a)   O que mais lhe chama a atenção?
b)   O artista registrou a cena de modo realista?Justifique com elementos do quadro.

5.   Observe as cores que predominam a obra. Que sentimentos elas lhe despertam diante do cenário?

6.   Essa pintura retrata uma situação imaginada ou que faz parte de nossa realidade? Dê exemplos que justifiquem sua resposta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato Pessoal: produção textual

Relato Pessoal: uma proposta em sala de aula

Texto 1: O coração roubado, de Marcos Rey

Eu cursava o último ano do primário e como já estava com o diplominha garantido, meu pai me deu um presente muito cobiçado: O coração, famoso livro do escritor italiano Edmondo de Amicis, best-seller mundial do gênero infanto-juvenil. Na página de abertura lá estava a dedicatória do velho, com sua inconfundível letra esparramada. Como todos os garotos da época, apaixonei-me por aquela obra-prima e tanto que a levava ao grupo escolar da Barra Funda para reler trechos no recreio.         Justamente no último dia de aula, o das despedidas, depois da festinha de formatura, voltei para a classe a fim de reunir meus cadernos e objetos escolares, antes do adeus. Mas onde estava O coração? Onde? Desaparecera. Tremendo choque. Algum colega na certa o furtara. Não teria coragem de parecer em casa sem ele. Ia informar à diretora quando, passando pelas carteiras, vi a lombada do livro, bem escondido sob uma pasta…

Avaliação de Interpretação Textual

Relato Pessoal