Pular para o conteúdo principal

Leitura e interpretação textual



PICASSO, O ABRAÇO
Imagem relacionada


ABRAÇO

Entrelaçar os braços,
misturar com as tuas
as minhas linhas da mão,
ouvir a música ardente
dos teus anseios,
encostar nossas almas,
nossos olhos, costurar
nossas esperanças,
com o mesmo fio
dividir os sonhos.

in Rios da Alegria, ed. Moderna


1. Que verbo transmite a ideia da ação de abraçar?



2. O uso da sinestesia está presente no poema.

Sinestesia: figura de palavra que consiste em agrupar e reunir sensações originárias de diferentes órgãos do sentido: visão, tato, olfato, paladar e audição. Ex.: “O sol de outono caía com uma luz pálida e macia”.
a) Encontre um caso de sinestesia no poema.


3. O uso de sentido figurado está presente no poema.

Sentico figurado: é o significado que palavras ou expressões adquirem, em situações particulares de uso. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo idéias que vão além de seu sentido mais usual. Ex.: Ela ganha rios de dinheiro.
a) Encontre um caso de sentido figurado no poema.



4.  A voz do poema chama-se eu lírico. que palavra confirma esta voz no 3º verso?


5. Quem é o interlocutor no poema?


6. Que tipo de relação eles têm?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato Pessoal: produção textual

Relato Pessoal: uma proposta em sala de aula

Texto 1: O coração roubado, de Marcos Rey

Eu cursava o último ano do primário e como já estava com o diplominha garantido, meu pai me deu um presente muito cobiçado: O coração, famoso livro do escritor italiano Edmondo de Amicis, best-seller mundial do gênero infanto-juvenil. Na página de abertura lá estava a dedicatória do velho, com sua inconfundível letra esparramada. Como todos os garotos da época, apaixonei-me por aquela obra-prima e tanto que a levava ao grupo escolar da Barra Funda para reler trechos no recreio.         Justamente no último dia de aula, o das despedidas, depois da festinha de formatura, voltei para a classe a fim de reunir meus cadernos e objetos escolares, antes do adeus. Mas onde estava O coração? Onde? Desaparecera. Tremendo choque. Algum colega na certa o furtara. Não teria coragem de parecer em casa sem ele. Ia informar à diretora quando, passando pelas carteiras, vi a lombada do livro, bem escondido sob uma pasta…

Avaliação de Interpretação Textual

ARTIGO E NUMERAL