ATIVIDADE PARA 9 ANO.
ANÁLISE DA LÍNGUA - ORAÇÕES COMPOSTAS
1.
No primeiro quadrinho a oração em aspas posposto
após a pontuação dois-pontos significa
( ) a explicação do pronome DISSO ( ) a explicação do verbo LEMBRE-SE
( ) a explicação do substantivo FILHO
2.
No segundo quadrinho o termo NO ENTANTO tem o
mesmo sentido que
( ) onde ( ) portanto ( ) mas
3.
A conjunção OU empregada numa oração tem o
sentido de
( ) explicação ( )
alternativa ( ) conclusão
4.
No trecho: “O GOVERNO ENCONTRARÁ UM MODO DE
TAXÁ-LAS” o pronome destacado refere-se
( ) mais cedo ou mais tarde
( ) as melhores coisas da vida são de graça
( ) filho
5.
“UMA LISTA DE COISAS QUE NÃO VOU FAZER HOJE!”
O termo da oração em destaque é uma oração subordinada adjetiva porque podemos
substituí-la
( ) por um substantivo
(
) por um adjetivo
( ) por um verbo
6.
“É VERDADE QUE VOCÊ TÁ APRENDENDO INGLÊS?”
a)
A oração em destaque você pode substituir por
( ) ALGO ( ) ESPECIFICADO
b)
Logo, trata-se de oração subordinada
( ) substantiva ( ) adjetiva
c)
A oração em destaque tem o sentido de sujeito da
oração “É verdade”?
( ) sim ( ) não
d)
Logo, trata-se de Or. Subordinada Substantiva
( ) Subjetiva ( ) Objetiva Direta
Atividade atualizada dia 06/04/2018.
Atividade atualizada dia 06/04/2018.
Comentários
Postar um comentário