Pular para o conteúdo principal

Orações Compostas





ATIVIDADE PARA 9 ANO.

ANÁLISE DA LÍNGUA - ORAÇÕES COMPOSTAS

Resultado de imagem para O GOVERNO ENCONTRARÁ UM MODO DE TAXÁ-LAS


1.       No primeiro quadrinho a oração em aspas posposto após a pontuação dois-pontos significa
(    ) a explicação do pronome DISSO                      (    ) a explicação do verbo LEMBRE-SE
(    ) a explicação do substantivo FILHO

2.       No segundo quadrinho o termo NO ENTANTO tem o mesmo sentido que
(    ) onde                            (    ) portanto                     (    ) mas

3.       A conjunção OU empregada numa oração tem o sentido de
(    ) explicação                  (    ) alternativa                 (    ) conclusão

4.       No trecho: “O GOVERNO ENCONTRARÁ UM MODO DE TAXÁ-LAS” o pronome destacado refere-se
(    ) mais cedo ou mais tarde  
 (    ) as melhores coisas da vida são de graça 
 (    ) filho



5.       UMA LISTA DE COISAS QUE NÃO VOU FAZER HOJE!” O termo da oração em destaque é uma oração subordinada adjetiva porque podemos substituí-la
(    ) por um substantivo
(    ) por um adjetivo
(    ) por um verbo



6.       É VERDADE QUE VOCÊ TÁ APRENDENDO INGLÊS?”

a)      A oração em destaque você pode substituir por 
 (   ) ALGO                            (    ) ESPECIFICADO
b)      Logo, trata-se de oração subordinada
(    ) substantiva                                               (    ) adjetiva
c)       A oração em destaque tem o sentido de sujeito da oração “É verdade”?
(    ) sim                (   ) não
d)      Logo, trata-se de Or. Subordinada Substantiva
(    ) Subjetiva                    (   ) Objetiva Direta


Atividade atualizada dia 06/04/2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato Pessoal: produção textual

Relato Pessoal: uma proposta em sala de aula

Texto 1: O coração roubado, de Marcos Rey

Eu cursava o último ano do primário e como já estava com o diplominha garantido, meu pai me deu um presente muito cobiçado: O coração, famoso livro do escritor italiano Edmondo de Amicis, best-seller mundial do gênero infanto-juvenil. Na página de abertura lá estava a dedicatória do velho, com sua inconfundível letra esparramada. Como todos os garotos da época, apaixonei-me por aquela obra-prima e tanto que a levava ao grupo escolar da Barra Funda para reler trechos no recreio.         Justamente no último dia de aula, o das despedidas, depois da festinha de formatura, voltei para a classe a fim de reunir meus cadernos e objetos escolares, antes do adeus. Mas onde estava O coração? Onde? Desaparecera. Tremendo choque. Algum colega na certa o furtara. Não teria coragem de parecer em casa sem ele. Ia informar à diretora quando, passando pelas carteiras, vi a lombada do livro, bem escondido sob uma pasta…

Avaliação de Interpretação Textual

ARTIGO E NUMERAL