Orações Compostas





ATIVIDADE PARA 9 ANO.

ANÁLISE DA LÍNGUA - ORAÇÕES COMPOSTAS

Resultado de imagem para O GOVERNO ENCONTRARÁ UM MODO DE TAXÁ-LAS


1.       No primeiro quadrinho a oração em aspas posposto após a pontuação dois-pontos significa
(    ) a explicação do pronome DISSO                      (    ) a explicação do verbo LEMBRE-SE
(    ) a explicação do substantivo FILHO

2.       No segundo quadrinho o termo NO ENTANTO tem o mesmo sentido que
(    ) onde                            (    ) portanto                     (    ) mas

3.       A conjunção OU empregada numa oração tem o sentido de
(    ) explicação                  (    ) alternativa                 (    ) conclusão

4.       No trecho: “O GOVERNO ENCONTRARÁ UM MODO DE TAXÁ-LAS” o pronome destacado refere-se
(    ) mais cedo ou mais tarde  
 (    ) as melhores coisas da vida são de graça 
 (    ) filho



5.       UMA LISTA DE COISAS QUE NÃO VOU FAZER HOJE!” O termo da oração em destaque é uma oração subordinada adjetiva porque podemos substituí-la
(    ) por um substantivo
(    ) por um adjetivo
(    ) por um verbo



6.       É VERDADE QUE VOCÊ TÁ APRENDENDO INGLÊS?”

a)      A oração em destaque você pode substituir por 
 (   ) ALGO                            (    ) ESPECIFICADO
b)      Logo, trata-se de oração subordinada
(    ) substantiva                                               (    ) adjetiva
c)       A oração em destaque tem o sentido de sujeito da oração “É verdade”?
(    ) sim                (   ) não
d)      Logo, trata-se de Or. Subordinada Substantiva
(    ) Subjetiva                    (   ) Objetiva Direta


Atividade atualizada dia 06/04/2018.

Comentários