Pular para o conteúdo principal

O início da aula




Caro professor(a), inicie sua aula sempre com o quadro limpo e com a data do dia. Muitas vezes chegamos em sala de aula e vemos que o professor anterior deixa seus registros no quadro. Isso se deve a dois principais fatores:

* esquecimento - eu mesma já esqueci diversas vezes de apagar o quadro, às vezes estamos com a mente tão cheia de coisas para fazer na aula seguinte que simplesmente saímos de sala e não apagamos o quadro.

* aulo copiando a lição - dependendo do conteúdo ou da série (tipo 6 ano), a aula termina e alguns alunos ainda não terminaram de copiar a lição, então deixamos o quadro com os registros para eles concluírem.

Iniciar uma aula com quadro limpo e colocando a data, seu nome, disciplina e conteúdo faz mostra que sua aula tem uma organização e você ensina o seu aluno a organizar as informações sobre aquela aula no caderno. Pense nisso. Como você inicia suas aulas?

Esse foi o primeiro post sobre gerenciamento de sala, espero discutir muito sobre esse tema aqui.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato Pessoal: produção textual

Relato Pessoal: uma proposta em sala de aula

Texto 1: O coração roubado, de Marcos Rey

Eu cursava o último ano do primário e como já estava com o diplominha garantido, meu pai me deu um presente muito cobiçado: O coração, famoso livro do escritor italiano Edmondo de Amicis, best-seller mundial do gênero infanto-juvenil. Na página de abertura lá estava a dedicatória do velho, com sua inconfundível letra esparramada. Como todos os garotos da época, apaixonei-me por aquela obra-prima e tanto que a levava ao grupo escolar da Barra Funda para reler trechos no recreio.         Justamente no último dia de aula, o das despedidas, depois da festinha de formatura, voltei para a classe a fim de reunir meus cadernos e objetos escolares, antes do adeus. Mas onde estava O coração? Onde? Desaparecera. Tremendo choque. Algum colega na certa o furtara. Não teria coragem de parecer em casa sem ele. Ia informar à diretora quando, passando pelas carteiras, vi a lombada do livro, bem escondido sob uma pasta…

Avaliação de Interpretação Textual

Relato Pessoal