Pular para o conteúdo principal

Carta Pessoal - Momento 2

Momento 2 - leitura e compreensão do gênero textual carta pessoal

1. Formar grupos de 4 a 5 pessoas e entregar a cada grupo 1 envelope contendo partes de uma carta em língua estrangeira para que os alunos possam montar a estrutura da carta. Entregue metade de uma folha oficio A4 para eles colarem os pedaços da carta.

As partes de uma carta são:
LOCAL E DATA
VOCATIVO/ DESTINATÁRIO/ SAUDAÇÃO (talvez o aluno não saiba o significado de vocativo, é melhor colocar apenas destinatário, nem todas as cartas há saudações)
ASSUNTO
DESPEDIDA
ASSINATURA DO REMENTE
P.S. (opcional)

O objetivo dessa atividade é que eles compreendam que não importa em que língua esteja escrita a carta, esse gênero tem uma forma fixa independente da língua.

Eu utilizei cartas escritas em inglês, francês, alemão, espanhol e italiano.

2. Definir o gênero carta pessoal.
Entregar uma tira de papel ou escrever na lousa um parágrafo definindo o gênero carta pessoal. As partes grifadas serão suprimidas do parágrafo para o aluno poder completar e construir a definição do gênero.


A CARTA PESSOAL é um GÊNERO TEXTUAL  utilizado na COMUNICAÇÃO escrita entre pessoas, para o RELATO de experiências vividas. Uma das CARACTERÍSTICAS é a presença do REMETENTE e do DESTINATÁRIO.


 3. Entregar para cada aluno o texto:
ROSEANA MURRAY; SUZANA VARGAS. Porta a porta. São Paulo: Saraiva, 1998. p. 75-76.
Livro: SARMENTO, Leila Lauar. Oficina de Redação, 6º ano - 4ª ed. - São Paulo: Moderna, 2012.


Colocar no quadro as seguintes questões:

1. Com um lápis de cor sublinhe as partes de carta.
em vermelho - local/data
em amarelo - destinatário
em verde - corpo do texto/conteúdo
em laranja - remetente/assinatura
em azul - P.S. 

2. Leia atentamente a carta. Que assunto são tratados na carta pelo remetente? ___________

3. Como a autora se despede na carta? __________________
a) ela usa linguagem formal ou informal?

4. Em toda a carta há o uso de linguagem informal. Por que a remente escolheu esse tipo de linguagem?

5. As palavras grafadas em LETRA MAIÚSCULA servem para expressar
(   ) raiva     (   ) indignação    (    ) alegria

a) Por quê? Qual era o motivo?

6. Por que a remetente acrescentou o símbolo (*) na carta?

(  ) para dar mais informações sobre ela ter passado de ano.
(  ) para acrescentar informação fora do contexto.


Obs: O professor precisa explicar o significado de P.S. numa carta.
         Caso o professor não consiga ter acesso a esse texto ele pode pegar qualquer outro texto que seja carta pessoal. O objetivo aqui é apresentar o gênero carta pessoal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato Pessoal: produção textual

Relato Pessoal: uma proposta em sala de aula

Texto 1: O coração roubado, de Marcos Rey

Eu cursava o último ano do primário e como já estava com o diplominha garantido, meu pai me deu um presente muito cobiçado: O coração, famoso livro do escritor italiano Edmondo de Amicis, best-seller mundial do gênero infanto-juvenil. Na página de abertura lá estava a dedicatória do velho, com sua inconfundível letra esparramada. Como todos os garotos da época, apaixonei-me por aquela obra-prima e tanto que a levava ao grupo escolar da Barra Funda para reler trechos no recreio.         Justamente no último dia de aula, o das despedidas, depois da festinha de formatura, voltei para a classe a fim de reunir meus cadernos e objetos escolares, antes do adeus. Mas onde estava O coração? Onde? Desaparecera. Tremendo choque. Algum colega na certa o furtara. Não teria coragem de parecer em casa sem ele. Ia informar à diretora quando, passando pelas carteiras, vi a lombada do livro, bem escondido sob uma pasta…

Avaliação de Interpretação Textual

Relato Pessoal