Leitura e interpretação de texto e variação linguística


Resultado de imagem para pau de arara
Imagem de:
https://bollog.wordpress.com/2012/01/15/pau-de-arara/

Avaliação apropriada para turmas de 6º anos. Leitura e interpretação de texto e variação linguística.

Leia com atenção a letra de música e responda as questões abaixo.
Pau-de-arara
Quando eu vim do sertão, seu moço,


Do meu Bodocó
A malota era um saco
E o cadeado um nó
Só trazia coragem e a cara
Viajando no pau-de-arara
Eu penei
Mas aqui cheguei

Trouxe um triângulo
Trouxe um gongê no matolão
Xote, maracatu e baião
Tudo isso eu trouxe
No meu matolão
MORAES, Guio de & GONZAGA, Luiz. Pau-de-arara. In.: GIL, Gilberto. Eu, tu, eles. CD, Warner, 2000.

Dicionário

Bodocó – município de Pernambuco
Gongê – agogô, instrumento musical
Malota – mala pequena
Matolão – mala grande



1.       Nessa letra de música, um sertanejo conta que saiu de Bodocó, trazendo pouca bagagem. Escreva uma lista do que ele diz ter trazido em sua “malota” ou “matolão”.
______________________________________________________________

2.       Considerando o contexto da música, o sertanejo saiu de Bodocó no sertão, que sabemos que a vida é difícil lá, e foi para algum lugar para tentar uma vida melhor. No verso “Mas aqui cheguei”, a que se refere a palavra aqui, ou seja, o sertanejo mudou-se para onde?

a)       (    ) Ao sertão                                     c)  (    ) À praia
b)      (    ) À casa da mãe do sertanejo         d)  (  x ) À cidade grande

3.       Que palavras ou expressões da letra de música você pode considerar próprias da região de onde vem esse sertanejo?

a)       (    ) trouxe – tudo – eu                        c)  (  x  ) xote – baião – sertão
b)      (    ) cadeado – eu – aqui                      d)  (    ) só – moço – quando


4.       O que significa o termo pau-de-arara?

a)       (  x ) Meio de transporte de retirantes nordestinos                      
b)      (    ) Um tipo de animal                                                           
       c)  (    ) Meio de transporte de policiais
      d)  (    ) Um tipo de planta


5.       Percebemos que a letra de música ocorre um tipo de variação linguística, essa variação linguística ocorre de que tipo?

a)       x  ) Variação de uma região do país.                
b)      (    ) Variação de diferenças de idade.               
       c)  (    ) Variação de nível social entre as pessoas
      d)  (    ) Variação do português antigo com o novo.

Comentários