Produção de aulas em tempos de quarentena.
As atividades postadas foram adaptadas à minha realidade em sala de aula, com turmas de 6ºs anos em escola pública.
Nesta aula você vai...
- reconhecer o uso dos registros adequados à situação discursiva.
- Compreender o que são variedades situacional e social.
Para iniciar
Para refletir
Que diferenças você vê no modo de falar do personagem? E no modo de vestir dele?
Construção do conteúdo
Você pôde perceber que devemos adequar o nosso modo de falar com a situação no qual estamos inseridos.
Continuaremos com o assunto de variação linguística com enfoque em linguagem formal e informal.
Para compreendermos melhor sobre as características da linguagem formal e informal, assista aos dois vídeos a seguir.
Clique no link a seguir, para acessar a atividade.
D I V I R T A - S E
Sugestões de...
Vídeo: 10 frases para se usar no inglês informal dos EUA, disponível no Youtube.
Clique AQUI.
Texto: 19 gírias antigas que precisam voltar pra boca do povo urgentemente.
Clique AQUI.
Gabarito da atividade linguagem formal e informal
1. Diferença entre as linguagens nos textos
TEXTO 1:
"chorando feito criança que se perdeu e não consegue mais voltar para casa " ; "Aquele cafajeste arranjou outra " ; "Ela ficou maluca – berrou o homem, de cara amarrada " ; "eu vi ele" ; "Tá lá "
TEXTO 2:
"chorando desesperadamente " ; "quele mau-caráter arranjou outra mulher " ; "Ela ficou descontrolada – falou o homem em altos brados, muito bravo " ; "eu o vi " ; "Está lá "
2.
Para = pra Estou = tô Espera aí = peraí
Você = cê / ocê Estava = tava não é = né
3. cartum
4. mista
5. Uma praia
6. As pessoas deveriam de vestir com roupas de praia: biquíni, maiô, sunga.
7. As pessoas deveriam falar de acordo com a linguagem informal.
8. O humor do texto consiste no homem estar vestido e falando de modo formal num ambiente que requer roupas e linguagem informais.
Comentários
Postar um comentário