Produção de aulas em tempos de quarentena.
As atividades postadas foram adaptadas à minha realidade em sala de aula, com turmas de 6ºs anos em escola pública.
Nesta aula você vai...
- Compreender os conceitos de linguagem verbal e não verbal.
- Reconhecer os gêneros textuais charge, tirinha e cartum.
- Interpretar textos verbais e não verbais.
Para iniciar
Para refletir
- O que está representado em cada uma das imagens?
- Há palavras em alguma das imagens?
- Mesmo sem palavras as imagens transmitem alguma mensagem?
- Que outras formas de se comunicar você conhece sem o uso de palavras?
Construção do conteúdo
Existem diferentes tipos de linguagem. A fala, o gesto, o desenho, a pintura, a música, a dança, o código de trânsito, tudo isso é linguagem. (CEREJA, MAGALHÃES. Gramática: texto reflexão e uso)
Assista aos vídeos abaixo para saber mais sobre LINGUAGEM VERBAL e NÃO VERBAL e a diferença entre CARTUM, CHARGE e TIRINHA.
Aplicação do conteúdo
- Observe as imagens dos quadrinhos 1, 2 e 3. O que acontece em cada um?
- Pela leitura das imagens é possível compreender a mensagem que os quadrinhos pretendem transmitir?
- Os balões dos quadrinhos estão em branco. É possível deduzir o que poderia estar estar escrito neles?
- Você acha que a mensagem ficou mais completa com o texto?
- Podemos afirmar que, nesse caso, imagem e texto são importantes ou não? Por quê?
- Chamamos esse tipo de linguagem de "mista". Você poderia explicar?
Fixação do conteúdo
Atividade sobre Linguagem verbal e não-verbal
D I V I R T A - S E
Filme: O circo, de Charlie Chaplin.
- Clique AQUI.
Livro: Turma da Mônica - Água boa pra beber.
- Clique AQUI.
Gabarito da atividade linguagem verbal e não-verbal
EXERCÍCIO 1
a) Os personagens fizeram uso de palavras e gestos.
b) O motorista esperava que o homem de fora o avisasse antes de bater o carro.
c) O motorista acreditou que o homem o ajudaria, porque viu o homem de fora fazendo um gesto de que entendeu o aviso.
d) A comunicação entre eles não foi estabelecida, porque o motorista bateu o carro.
e) O homem compreendeu que era para dizer a hora que o carro havia batido.
EXERCÍCIO 2
Linguagem verbal: é quando há o uso de palavras na fala ou na escrita. Linguagem não-verbal: é quando há o uso de imagens, gestos, sons, símbolos, etc. Linguagem mista: é quando há a junção das linguagens verbais e não-verbais.
EXERCÍCIO 3
a) verbal ; b) não-verbal ; c) mista
EXERCÍCIO 4
c) locutor de futebol
EXERCÍCIO 5
a) O tipo de linguagem usada no quadrinho é a mista, porque há o uso de palavras e imagens.
b) A linguagem mais utilizada nos quadrinhos é a mista, porque os quadrinhos é um gênero textual que precisa dessas duas linguagens. Mas, há quadrinhos que têm somente linguagem não-verbal.
EXERCÍCIO 6
Resposta pessoal. Espera-se que o aluno transforme o poema em uma ilustração ou quadrinhos, usando imagens e versos do poema.
Comentários
Postar um comentário