Substantivo: leitura, interpretação e produção de texto

Produção de aulas em tempos de quarentena. As atividades postadas foram adaptadas à minha realidade em sala de aula, com turmas de 6ºs anos em escola pública.



Nesta aula você vai...

  • identificar e analisar o uso dos substantivos no texto.
  • ler e interpretar um conto.
  • criar texto narrativo com substantivos.


Para iniciar

Você já parou para pensar nas imagens que você vê, nos sons que ouve e nas sensações que você sente durante a quarentena?

Feche os olhos e tente reprisar tudo que você viu, ouviu e sentiu ontem.

Numa folha de caderno, faça uma lista usando apenas uma palavra em cada linha, no máximo 5.


Construção do conteúdo

Leia, a seguir, o conto de Ricardo Ramos, Circuito Fechado.


CIRCUITO FECHADO

Chinelo, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoadura, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Mesa e poltrona, cadeira, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, bloco de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, telefone. Bandeja, xícara pequena. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vale, cheques, memorando, bilhetes, telefone, papéis. Relógio, mesa, cavalete, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, bloco de papel, caneta, projetor de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeira, copo, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, telefone, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesas, cadeiras, prato, talheres,copos, guardanapos. Xícaras. Poltrona, livro. Televisor, poltrona. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga ,pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

Ricardo Ramos. Circuito fechado: contos, 1978.


Agora, assista a uma videoaula sobre o texto lido.

Acesse o vídeo AQUI.


Ao lermos o texto de Ricardo Ramos, percebemos que ele é construído apenas com substantivos, num único parágrafo. Conseguimos, também, formar diferentes imagens referentes a uma rotina diária de um homem comum.


Aplicação do conteúdo

a) Leia um trecho do poema A Pesca, de Affonso Romano. Descreva a imagem que você construiu. Por fim, faça uma ilustração com base no poema.



Fixação do conteúdo

Agora é a sua vez de brincar com as palavras!





(Re)Crie um texto no estilo do conto Circuito Fechado.

Pense na sua rotina nesse período de quarentena que você tem passado.

Aproveite o que você já escreveu na Atividade inicial!

Separe cada substantivo por vírgulas e ponto final quando terminar o texto.

Pense entre 10 a 15 substantivos que fazem parte de sua rotina.

Organize suas ideias, faça uma rascunho e leia seu texto para ver se está do jeitinho que você queria.



Onde publicar? Sugestão para professor

Publique seu texto no mural virtual criado especialmente para essa atividade no Padlet.


D I V I R T A - S E




Sugestões de...

Música: Criança não trabalha, Palavra Cantada.
Clique AQUI.

Texto: Nomes no Brasil, do IBGE.

Clique AQUI.

Filme: Routine, curta disponível no Youtube.

Clique AQUI.

Comentários