Produção de aulas em tempos de quarentena.
As atividades postadas foram adaptadas à minha realidade em sala de aula, com turmas de 6ºs anos em escola pública.
Nesta aula você vai...
- compreender o conceito de substantivo.
- reconhecer a classificação dos substantivos.
- aplicar as flexões de número dos substantivos.
Para iniciar
Para Refletir
Na pintura, há um quarto. Que nomes de coisas, situações ou emoções vêm à sua cabeça?
Faça uma lista mental.
Construção do conteúdo
Na pintura Quarto em Arles, você observou que para identificar as coisas que fazem parte do quarto representado na pintura foram empregadas palavras como cama, cadeira, janela, etc. Essas palavras são chamadas de substantivos.
Para você entender melhor sobre o que é o substantivo, assista aos vídeos a seguir.
Classes de Palavras
Substantivo
Aplicação e fixação do conteúdo
Acesse a atividade online AQUI.
Versão para impressão dos slides AQUI.
Há, também, uma versão da atividade para impressão AQUI.
Observação: esse material é uma compilação de atividades retiradas e/ou adaptadas da internet e/ou livros didáticos.
D I V I R T A - S E
Ao terminar as tarefas do dia, deixarei duas opções para você se familiarizar mais com os substantivos. Tenho certeza de que você já tenha jogado adedonha (stop) alguma vez na vida. Pois bem, saiba que esse jogo é ótimo para lembrarmos de substantivos, como por exemplo:
Nome de pessoas, partes do corpo humano, alimentos, lugares, sentimentos, programas de TV, etc.
Há também a possibilidade de jogá-lo online no celular ou computador, no site a seguir.
Gabarito da atividade impressa:
1. a) rapaz, Andreia, baleia, pescador; b) Brasília, praia, Itália; c) fantasma, dragão, lobisomem; d) paixão, saudade, raiva; e) dor, fome, febre; f) rapidez, corrida, invasão; g) beleza, maldade, feiura; h) espelho, anel, vassoura.
2. Respostas pessoais. O propósito dessa atividade é que o aluno perceba o uso correto da letra maiúscula no substantivo próprio.
3. a) Os príncipes conversavam alegremente com as jovens.
b) As vereadoras entregaram as cestas básicas para os órfãos.
c) As amazonas cuidavam de seus belos cavalos.
d) Os leões ferozes atacaram as pessoas.
4. a) instrumento; b) ingredientes; c) substâncias; d) argumentos; e) procedimento; f) atrativo. g) hábitos; h) brinquedos.
5. chimpanzés / humanos / primata / inteligência / truques / espetáculos / selvas / século / região / bandos.
Comentários
Postar um comentário