Nesta aula você vai...
- identificar o preconceito linguístico nas situações comunicativas.
- refletir sobre o porquê desse preconceito linguístico em algumas situações comunicativas.
- elaborar um cartaz sobre o combate ao preconceito linguístico.
Para refletir
O que você sabe sobre o significado da palavra preconceito?
Leia a expressão “O certo é falar assim porque se escreve assim” , analise o quadrinho e responda: há somente um único jeito de se falar a língua portuguesa? Por quê?
Construção do conteúdo
Nas últimas semanas estudamos Variação Linguística e nessa aula iremos finalizar o tema com a discussão do preconceito linguístico presente nas situações comunicativas.
Para que você possa entender melhor sobre o que é e como ocorre o preconceito linguístico, assista ao vídeo a seguir.
Aplicação e fixação do conteúdo
· Escolha um dos temas abaixo, crie uma situação comunicativa e produza um cartaz:
o Dois falantes de regiões diferentes
o Dois falantes de idades diferentes
o Dois falantes de grupos sociais diferentes
· Coloque também no cartaz uma frase que responda à seguinte pergunta: por que devemos combater o preconceito linguístico?
- Faça o cartaz numa folha oficio e cole a atividade no caderno de português;
- Você pode criar diálogo, tirinha, piada, meme, etc.
- Você pode desenhar, colar.
- Use lápis de cor, canetas hidrocores ou giz de cera.
- Enfim, use sua criatividade.
Comentários
Postar um comentário