Variação Linguística: preconceito linguístico

Produção de aulas em tempos de quarentena. As atividades postadas foram adaptadas à minha realidade em sala de aula, com turmas de 6ºs anos em escola pública.


Nesta aula você vai...

  • identificar o preconceito linguístico nas situações comunicativas.
  • refletir sobre o porquê desse preconceito linguístico em algumas situações comunicativas.
  • elaborar um cartaz sobre o combate ao preconceito linguístico.


Para iniciar


Para refletir

O que você sabe sobre o significado da palavra preconceito?

Leia a expressão “O certo é falar assim porque se escreve assim” , analise o quadrinho e responda: há somente um único jeito de se falar a língua portuguesa? Por quê?


Construção do conteúdo


Nas últimas semanas estudamos Variação Linguística e nessa aula iremos finalizar o tema com a discussão do preconceito linguístico presente nas situações comunicativas.

Para que você possa entender melhor sobre o que é e como ocorre o preconceito linguístico, assista ao vídeo a seguir.





Aplicação e fixação do conteúdo

· Escolha um dos temas abaixo, crie uma situação comunicativa e produza um cartaz:

o Dois falantes de regiões diferentes

o Dois falantes de idades diferentes

o Dois falantes de grupos sociais diferentes


· Coloque também no cartaz uma frase que responda à seguinte pergunta: por que devemos combater o preconceito linguístico?

  • Faça o cartaz numa folha oficio e cole a atividade no caderno de português;
  • Você pode criar diálogo, tirinha, piada, meme, etc.
  • Você pode desenhar, colar.
  • Use lápis de cor, canetas hidrocores ou giz de cera.
  • Enfim, use sua criatividade.

Seguem alguns exemplos de situações comunicativas para você se inspirar!







D I V I R T A - S E


ACESSE O VÍDEO AQUI.



Comentários