Adjetivo

Produção de aulas em tempos de quarentena. As atividades postadas foram adaptadas à minha realidade em sala de aula, com turmas de 6ºs anos em escola pública.


ADJETIVO

Para iniciar

Observe a pintura, de Norman Rockwell, Olhando o mar (1927).




Quando queremos descrever uma imagem como essa é preciso usar algumas palavras para caracterizá-la.

Complete o parágrafo abaixo usando palavras que dão características (qualidades) aos elementos presentes no quadro.

Na pintura, há um homem, um menino e um cachorro. O homem parece ser uma pessoa _________, as roupas são _____________, ele usa um chapéu _________. Ele tem um lenço __________ saindo do bolso. O menino tem cabelos __________, usa roupas ______________, ele segura uma chapéu ___________. O céu _______ com nuvens _________ tem aves ____________ rodeando o mar _____________. O cachorro tem a cor _______ e tamanho ____________.


Construção do conteúdo

Nas respostas do parágrafo anterior, você provavelmente empregou palavras como velho, azul, vermelho, pequeno para cara caracterizar as roupas do homem e do menino, as cores e o tamanho do cão e o local. Essas palavras são adjetivos.

ADJETIVOS - são palavras usadas para caracterizar os nomes, isto é, os substantivos.

Para entender mais sobre os adjetivos, assista aos vídeos a seguir.




Aplicação do conteúdo

Agora é com você!

1.      Complete as frases com adjetivos adequados.

a)      Tenho uma amiga ____________________ chamada Karin.

b)      Não como este chocolate, porque está ___________________.     

c)      Estes livros são _______________________.

d)      A gasolina é um produto _______________.

e)      A viagem a Recife foi ______________________.

f)       Tenho uma _________________ ideia!


2.      Escreva ao lado de cada adjetivo a seguir, um substantivo a que você possa atribuir a característica indicada.

       _____________ inteligente    _____________ nojento

       ___________ confortável                  _____________ branco

       _____________ nervosos                  _____________ delicioso

       _______________ afiada                  _____________ venenosa

       _______________ podre                   _____________ assombrado


3.      Escreva os adjetivos pátrios correspondentes:

a)     O povo do Ceará é extremamente gentil. _________________________________________

b)    O xinxin de galinha é um prato da cozinha da Bahia. ________________________________

c)     O chimarrão é uma bebida do Rio Grande do Sul. __________________________________

d)    Esse livro faz parte da literatura de Portugal. ______________________________________

 

Questão 4

5.      Os adjetivos "novo" e "nova" se referem a quais substantivos?

a)      Quero, bem-vindo

b)      Vestido, livro e mesa

c)      Querolândia, um, uma


6.      O adjetivo "ótimo" está caracterizando qual substantivo?

a)      Economizar

b)      Aqui

c)      Energia

d)      Investimento



Fixação do conteúdo

Para finalizar e resumir o que você aprendeu nessa aula.

(Só dói quando eu respiro. Porto Alegre: L&PM, 2001. p. 82.)


Percebam que o cartunista Caulos utilizou adjetivos para atribuir características aos olhos. Escolha um dos adjetivos listados aqui em baixo e recrie o seu jeito de observar o mundo através dos olhos.


ADJETIVOS SUGERIDOS: APAIXONADO - FURIOSO - ALEGRE - SÁBIO - CORRUPTO - IRRITANTE


Mãos à obra, escolha seu adjetivo, faça seu desenho e seja criativo! Compartilhe sua obra de arte com os colegas de classe.


D I V I R T A - S E


Gabarito

1. Sugestões de respostas

a. bacana ; b. estragado ; c. ótimos ; d. caro ; e. maravilhosa ; f. boa.

2. Sugestões de respostas

garota - menino

sofá - boné

atores - sorvete

faca - cobra

ovo - hotel

3. a. cearense ; b. baiana ; c. gaúcha ; d. portuguesa.

4. a. terrestre ; b. popular ; c. bovina ; d. sertaneja ; e. espacial ; f. paterno ; g. destelhada; h. febril ; i. capilar ; j. pulmonar ; k. matinal.

5. letra B

6. letra D



Comentários