FLEXÃO DOS SUBSTANTIVO E ADJETIVOS:GÊNERO, NÚMERO E GRAU
Nesta aula você vai...
- Identificar e analisar o uso dos substantivos e adjetivos conforme as flexões de gênero, número e grau.
- Flexionar os substantivos e adjetivos em gênero, número e grau.
- Analisar a contribuição dos substantivos e adjetivos para os sentidos do texto.
1. Qual é o tema principal do vídeo?
2. Qual é a dificuldade que a garota tem em entender alguns aspectos da língua portuguesa?
CONSTRUÇÃO DO CONTEÚDO
Conforme você notou na questão anterior, o adjetivo BONITO sofre algumas alterações para indicar tamanho, masculino e feminino, singular e plural. O mesmo acontece com os substantivos. Essas alterações são chamadas de flexões.
Em português, os substantivos e os adjetivos sofrem três tipos de flexão: de gênero, de número e de grau.
Assista aos vídeos a seguir para saber um pouco mais sobre as flexões dos substantivos e dos adjetivos.
1. Reescreva as frases a seguir no plural
a) Na terra fértil, o canavial é bem verde.
___________________________________________
b) O pãozinho ficou mais caro.
____________________________________________
c) O atlas que você procura está ao lado do cartaz sobre ecologia.
_____________________________________________________
d) Ofóssil do réptil foi enviado ao colecionador do museu.
_______________________________________________________
2. Reescreva as frases no feminino e no plural.
a) O professor inglês cuidou do velho cristão a noite toda.
________________________________________________________________
b) O cidadão é um homem ativo na sociedade.
________________________________________________________________
c) O operário inexperiente aprendia com seu mestre inteligente.
_________________________________________________________________
3. Numere de acordo com a legenda:
a) Grau comparativo de igualdade. ( ) Luiza está tão alegre quanto Marisa.
b) Grau comparativo de superioridade. ( ) O coelho é mais esperto que a tartaruga.
c) Grau comparativo de inferioridade. ( ) A laranjeira é menor que a mangueira.
( ) Meu pai é mais alto que o seu.
( ) O automóvel é menos veloz que o avião
( ) Suco natural é mais saudável que refrigerante.
( ) A maçã é tão saborosa quanto o caqui.
( ) O Brasil é menos populoso que a China.
4. Os substantivos e os adjetivos femininos terminados em –ão fazem o feminino de
três formas.
-àterminados em –ã terminados em –oa terminados em –ona
Dê o feminino das palavras abaixo, distribuindo-as em três colunas, conforme o exemplo.
IRMÃO – LEÃO – COMILÃO – ANCIÃO
LEITÃO – BOBÃO – GUARDIÃO – PATRÃO – PEÃO - ARTESÃO – SOLTEIRÃO –
CIRURGIÃO – ESPERTALHÃO – CIDADÃO – CINQUENTÃO
Feminino
terminado em –ã |
Feminino
terminado em –oa |
Feminino
terminado em -ona |
irmã |
leoa |
comilona |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
5. Escreva 2 frases usando o comparativo de igualdade, tão-quanto, como no modelo:
Ferro é tão útil quanto o aço.
R: ___________________________________________________________
R: ___________________________________________________________
6. Escreva 2 frases usando o comparativo de superioridade, mais - que ou mais - do que, como no modelo:
O pinheiro é mais alto que o coqueiro.
R: ________________________________________________________
R: ________________________________________________________
7. Escreva 2 frases usando o comparativo de inferioridade, menos - que ou menos - do que, como no modelo:
A rosa é menos delicada do que a violeta.
R: ___________________________________________________________
R: ___________________________________________________________
8. Leia este texto.
a. Troque o substantivo tio por tia e reescreva o texto, faça as adaptações necessárias.
Gabarito
1. a) Nas terras férteis, os carnavais são bem diferentes. / b) Os pãezinhos ficaram mais caros. / c) Os atlas que vocês procuram estão ao lado dos cartazes sobre ecologia. / d) Os fósseis dos répteis foram enviados aos colecionadores dos museus.
2. a) As professoras inglesas cuidaram das velhas cristãs a noite toda. / b) As cidadãs são mulheres ativas na sociedade. / c) As operárias inexperientes aprendiam com suas mestras inteligentes.
3. -ã = anciã, guardiã, peã, artesã, cirurgiã, cidadã. / -oa = leitoa, patroa. / -ona = bobona, solteirona, espertalhona, cinquentona.
4. a, b, c, b, c, b, a, c.
5. Sugestão de resposta = São Paulo é tão populosa quanto Rio de Janeiro. Eu sou tão alto quanto você.
6. Sugestão de resposta = O Rio Amazonas é maior do que o Rio São Francisco.
7. Sugestão de resposta = O meu vestido é menos curto do que o seu. Os sapatos são menos confortáveis do que os tênis.
8. A minha tia não é bandida / A mina tia não é mocinha / A minha tia não é heroína / Não é índia, nem cowgirl / Não luta com todo mundo / Não dá tiro nem pancada / Às vezes, de medo voa / Ela é só uma pessoa.
Os meus tios não são bandidos / Os meus tios não são mocinhos / Os meus tios não são heróis / Não são índios, nem cowboys / Não lutam com todo mundo / Não dão tiros nem pancadas / Às vezes, de medo voam / Eles são só pessoas.
Comentários
Postar um comentário