Flexão dos substantivos e adjetivos: gênero, número e graus

Produção de aulas em tempos de quarentena. As atividades postadas foram adaptadas à minha realidade em sala de aula, com turmas de 6ºs anos em escola pública.

FLEXÃO DOS SUBSTANTIVO E ADJETIVOS:GÊNERO, NÚMERO E GRAU

Nesta aula você vai...

  • Identificar e analisar o uso dos substantivos e adjetivos conforme as flexões de gênero, número e grau.
  • Flexionar os substantivos e adjetivos em gênero, número e grau.
  • Analisar a contribuição dos substantivos e adjetivos para os sentidos do texto.

PARA INICIAR

Assista a este vídeo:


1. Qual é o tema principal do vídeo?

2. Qual é a dificuldade que a garota tem em entender alguns aspectos da língua portuguesa?

CONSTRUÇÃO DO CONTEÚDO


Conforme você notou na questão anterior, o adjetivo BONITO sofre algumas alterações para indicar tamanho, masculino e feminino, singular e plural. O mesmo acontece com os substantivos. Essas alterações são chamadas de flexões.

Em português, os substantivos e os adjetivos sofrem três tipos de flexão: de gênero, de número e de grau.

Assista aos vídeos a seguir para saber um pouco mais sobre as flexões dos substantivos e dos adjetivos.















APLICAÇÃO DO CONTEÚDO

1.    Reescreva as frases a seguir no plural

a)     Na terra fértil, o canavial é bem verde.

___________________________________________

b)   O pãozinho ficou mais caro.

____________________________________________

c) O atlas que você procura está ao lado do cartaz sobre ecologia.

_____________________________________________________

d)    Ofóssil do réptil foi enviado ao colecionador do museu.

_______________________________________________________


2.     Reescreva as frases no feminino e no plural.

a)     O professor inglês cuidou do velho cristão a noite toda.

________________________________________________________________

b)     O cidadão é um homem ativo na sociedade.

________________________________________________________________

c)     O operário inexperiente aprendia com seu mestre inteligente.

_________________________________________________________________

3.     Numere de acordo com a legenda:

a)     Grau comparativo de igualdade.                     (  ) Luiza está tão alegre quanto Marisa.

b)    Grau comparativo de superioridade.                (  ) O coelho é mais esperto que a tartaruga.

c)     Grau comparativo de inferioridade.                 (  ) A laranjeira é menor que a mangueira.

                                                                                  (  ) Meu pai é mais alto que o seu.

                                                                                 (  ) O automóvel é menos veloz que o avião

                                                                                  ( ) Suco natural é mais saudável que refrigerante.

                                                                                 (  ) A maçã é tão saborosa quanto o caqui.

                                                        (  ) O Brasil é menos populoso que a China.

4.     Os substantivos e os adjetivos femininos terminados em –ão fazem o feminino de três formas.

-àterminados em –ã      terminados em –oa           terminados em –ona

Dê o feminino das palavras abaixo, distribuindo-as em três colunas, conforme o exemplo.

IRMÃO – LEÃO – COMILÃO – ANCIÃO

LEITÃO – BOBÃO – GUARDIÃO – PATRÃO – PEÃO - ARTESÃO – SOLTEIRÃO –

CIRURGIÃO – ESPERTALHÃO – CIDADÃO – CINQUENTÃO

Feminino terminado em –ã

Feminino terminado em –oa

Feminino terminado em -ona

irmã

leoa

comilona

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


5. Escreva 2 frases usando o comparativo de igualdade, tão-quanto, como no modelo:

Ferro é tão útil quanto o aço.

R: ___________________________________________________________

R: ___________________________________________________________

6. Escreva 2 frases usando o comparativo de superioridade, mais - que ou mais - do que, como no modelo:

O pinheiro é mais alto que o coqueiro.

R: ________________________________________________________

R: ________________________________________________________


7. Escreva 2 frases usando o comparativo de inferioridade, menos - que ou menos - do que, como no modelo:

A rosa é menos delicada do que a violeta.

R: ___________________________________________________________

R: ___________________________________________________________


8. Leia este texto.






a. Troque o substantivo tio por tia e reescreva o texto, faça as adaptações necessárias.


b. Troque o substantivo tio por tios e reescreva o texto, faça as adaptações necessárias.

Gabarito

1. a) Nas terras férteis, os carnavais são bem diferentes. / b) Os pãezinhos ficaram mais caros. / c) Os atlas que vocês procuram estão ao lado dos cartazes sobre ecologia. / d) Os fósseis dos répteis foram enviados aos colecionadores dos museus.

2. a) As professoras inglesas cuidaram das velhas cristãs a noite toda. / b) As cidadãs são mulheres ativas na sociedade. / c) As operárias inexperientes aprendiam com suas mestras inteligentes.

3. -ã = anciã, guardiã, peã, artesã, cirurgiã, cidadã. / -oa = leitoa, patroa. / -ona = bobona, solteirona, espertalhona, cinquentona.

4. a, b, c, b, c, b, a, c.

5. Sugestão de resposta = São Paulo é tão populosa quanto Rio de Janeiro. Eu sou tão alto quanto você.

6. Sugestão de resposta = O Rio Amazonas é maior do que o Rio São Francisco.

7. Sugestão de resposta = O meu vestido é menos curto do que o seu. Os sapatos são menos confortáveis do que os tênis.

8. A minha tia não é bandida / A mina tia não é mocinha / A minha tia não é heroína / Não é índia, nem cowgirl / Não luta com todo mundo / Não dá tiro nem pancada / Às vezes, de medo voa / Ela é só uma pessoa.

Os meus tios não são bandidos / Os meus tios não são mocinhos / Os meus tios não são heróis / Não são índios, nem cowboys / Não lutam com todo mundo / Não dão tiros nem pancadas / Às vezes, de medo voam / Eles são só pessoas.









Comentários