Cidadezinha qualquer, de Carlos Drummond de Andrade: texto, intertextualidade e gramática - parte 1

Produção de aulas remotas em tempos de quarentena. As atividades postadas foram adaptadas à minha realidade em sala de aula, com turmas de 6ºs anos em escola pública.

CIDADEZINHA QUALQUER, de Carlos Drummond de Andrade:
texto, intertextualidade e gramática
parte 1

Nesta aula você vai...

- Ler e interpretar poema.
- Aplicar o uso de substantivos no texto.
- Revisar os substantivos.
- Fazer uma ilustração sobre o contexto do poema e o uso dos substantivos.

PARA INICIAR

Observe estas imagens:



*      Faça uma lista somente daquilo que pode ser observado nas duas paisagens.

PAISAGEM RURAL: Nessa paisagem eu consigo ver um/uma ______________, um/uma ____________ e um/uma ______________.

PAISAGEM URBANA: Nessa paisagem eu consigo ver um/uma ______________, um/uma ___________ e um/uma _______________.

 

*      Que emoções representa para você quando você está nesses espaços?

ESPAÇO RUAL: O/A _______________________ é a emoção que mais me representa quando vou ao sítio.

ESPAÇO URBANO: O/A ____________________ é a emoção que mais me representa quando ando pela cidade.

 

*      O que mais te desagrada quando você está num desses espaços?

ESPAÇO RURAL: O que mais me desagrada nesse espaço é quando vejo um/uma _____________________.

ESPAÇO URBANO: O que mais me desagrada nesse espaço é quando vejo um/uma _____________________.

 CONSTRUÇÃO DO CONTEÚDO

Revisão dos substantivos

Substantivos são palavras que nomeiam seres, lugares, instituições, ações, ideias, qualidades, sensações e sentimentos, reais ou imaginários.

(Geração Alpha: língua portuguesa, 6º ano)




Continuamos no próximo post!

🙋

Comentários