História em quadrinhos: relações entre a palavra escrita e imagem nas HQs

 Produção de aulas remotas em tempos de quarentena. As atividades postadas foram adaptadas à minha realidade em sala de aula, com turmas de 6ºs anos em escola pública.

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

RELAÇÕES ENTRE PALAVRA ESCRITA E IMAGEM NAS HQs

Nesta aula você vai...

·         Compreender a função dos elementos não verbais na construção desse gênero.

·         Reconhecer as características estruturais do gênero história em quadrinhos.


CONSTRUÇÃO DO CONTEÚDO


Os balões são recursos gráficos que indicam ao leitor falas, pensamentos e sentimentos das personagens. Eles podem aparecer em vários formatos. A voz do narrador geralmente aparece fora dos balões.

Outro recurso para tornar mais expressiva a fala das personagens é o destaque de palavras. Podem-se usar o negrito, diversos tamanhos, formatos e cores das letras para expressar emoções, entonação e outras características da fala.


Nos quadrinhos, os traços, as setas e as linhas variadas são recursos gráficos que podem indicar os movimentos corporais das personagens. Os autores também utilizam símbolos, como bolinhas para indicar que alguém está com sono, gotas para indicar lágrimas ou suor, corações para mostrar que a personagem está apaixonada, entre outros recursos.


Onomatopeias são palavras que procuram imitar ou reproduzir certos sons ou ruídos.

03:40 - Errata: onde se fala "unissono", considere "uníssono".



APLICAÇÃO DO CONTEÚDO


Leia esta tira da Mafalda, observando os balões de fala:



1.      Ligue os tipos de balões de cada quadrinho aos seus significados quanto à fala de cada personagem.

a)      1º e 3º quadrinhos            (   ) formato de nuvens           (   ) personagem fala gritando/está bravo

b)      2º quadrinho                     (   ) traço contínuo                  (   ) personagem está pensando

c)      4º quadrinho                     (   ) traço irregular                  (   ) personagem fala normal


Observe a tira a seguir.


2.      O que Cebolinha e Mônica parecem sentir no primeiro quadrinho?

Cebolinha parece sentir _______________, enquanto Mônica parece sentir _________________.

 

 

3.      Que recursos gráficos foram utilizados pelo quadrinista para demonstrar o que Cebolinha e Mônica estão sentindo?

 

NO PRIMEIRO QUADRINHO

Estrelinhas indicam dor           Nuvens nos pés indicam andar com pressa          Linhas curvas indicam andar com presa

Gotas de suor indicam andar com pressa                 Linhas curvas indicam movimento / pulo

Linhas paralelas em cima da cabeça indicam gritos                        Sombra indica movimento / pulo


CEBOLINHA

MÔNICA

 

 

 

 

 

 


NO SEGUNDO QUADRINHO


Expressão de satisfação                   Estrelinhas indicam dor

Linhas retas acima da cabeça indicam surpresa                          Nuvens indicam andar com calma

 


CEBOLINHA

MÔNICA

 

 

 

 

 

 

 Leia a tirinha e responda as questões a seguir.


 

 4.      Marque a alternativa que possui uma onomatopeia.

 

a) ( ) Quase pronto...

b) ( ) KACHING! CLONK!

c) ( ) Quente! Quente! Quente!

 

5.      Nesta tirinha a onomatopeia SCHLIIIP!!! WAAAAH representa o som:

 

a) ( ) da torrada que estava quente.

b) ( ) do personagem machucando o olho.

c) ( ) do personagem escorregando e caindo.

 

6.      Leias as onomatopeias e numere corretamente:

 

(1) TOC! TOC!                      (   ) som de telefone

(2) BUUMM!                         (   ) som batendo na porta

(3) TRIM! TRIM!                  (   ) som de espirro

(4) BUAAA!                          (   ) som de choro

(5) ATCHIM!                        (   ) som de explosão

 

FIXAÇÃO DO CONTEÚDO

Observe a sequência da tirinha e as expressões das personagens. Preencha os balões com as falas das personagens de acordo com contexto da história. Depois deixe sua tirinha bem colorida!


Para revisarmos o que vocês aprenderam sobre o gênero textual História em quadrinhos, vocês farão uma pesquisa na internet sobre tipos de balões e onomatopeias nas HQs.

Vocês deverão ilustrar 4 tipos de balões e 4 tipos de onomatopeias.

Usem o caderno de artes ou uma folha ofício. Não se esqueça de fazer as ilustrações coloridas, com canetinhas, lápis de cor ou giz de cera, com tamanhos grandes.

Você deverá explicar o significado do tipo de balão e da onomatopeia escolhida.

Divirtam-se, sejam criativos e coloridos. E leiam muitos gibis!


GABARITO

1. a) traço contínuo - personagem fala normal / b) traço irregular - personagem fala gritando / c) formato de nuvens.

2. dor - preocupação

3.

No primeiro quadrinho

CEBOLINHA

MÔNICA

 Estrelinhas indicam dor    

 Linhas curvas indicam movimento / pulo

 Linhas paralelas em cima da cabeça indicam gritos 

   Sombra indica movimento / pulo

  Nuvens nos pés indicam andar com pressa

Linhas curvas indicam andar com presa

Gotas de suor indicam andar com pressa 








No segundo quadrinho

CEBOLINHA

MÔNICA

 Estrelinhas indicam dor     

 Linhas retas acima da cabeça indicam surpresa 

 Expressão de satisfação 

  Nuvens indicam andar com calma




4. b

5. c

6. (1) TOC! TOC!                      (  3 ) som de telefone

(2) BUUMM!                         ( 1  ) som batendo na porta

(3) TRIM! TRIM!                  ( 5  ) som de espirro

(4) BUAAA!                          (  4 ) som de choro

(5) ATCHIM!                        (  2 ) som de explosão

Comentários